Autor original: Viviane Gomes
Seção original:
Com objetivo de incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro criou, em 1994, o Balcão de Empregos para Deficientes [BED]. O trabalho, agora, está sendo intensificado com o Núcleo de Trabalho e Renda do Portador de Deficiência Visual. O objetivo geral das medidas são conscientizar empresas fluminenses a cumprir a lei federal 8.213/91 (que obriga empresas com 100 ou mais funcionários a reservarem de 2% a 5% dos seus cargos a pessoas com deficiência) e aumentar a qualificação dessa mão-de-obra.
O Balcão realiza cadastramento e levantamento de dados - como cursos realizados, grau de escolaridade e habilitação profissional - do/a candidato/a portador/a de deficiência, palestras sobre conscientização da responsabilidade do papel do funcionário no ambiente de trabalho, avaliação constante do desempenho do novo empregado, e visitas às empresas para conscientizar sobre os benefícios da inserção da pessoa portadora de deficiência em diversos segmentos sociais do Estado, colaborando para a abertura de novos postos de trabalho.
Pessoas em busca de uma vaga no mercado de trabalho devem procurar uma das 14 agências de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro e se cadastrar no Balcão de Empregos para Deficientes. Os/as interessados/as devem estar munidos de Carteira de Identidade, CPF, Carteira Profissional [CTPS], PIS (caso já tenha algum vínculo empregatício), Título de Eleitor e Laudo Médico com o Código Internacional de Doenças [CID]. As agências funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone (21) 2332-6753 ou pelo e-mail bed@trabalho.rj.gov.br.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer