Você está aqui

Seminário debate inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

Autor original: Viviane Gomes

Seção original:

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, a Superintendência Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência [SEAD] promoverá o seminário "Avanços e Desafios para a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”. O evento ocorrerá no dia 29 de abril, das 8h às 11h, no auditório da SRTE/PE, localizado na Avenida Agamenon Magalhães, 2000, Espinheiro, Recife (PE). No local, será instalado um balcão de serviços da Agência do Trabalho para cadastramento de currículos e emissão de Carteira Profissional. Na ocasião será apresentada uma pesquisa sobre o assunto pela Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco [SRTE/PE] e assinado Termo de Cooperação com o Estaleiro Atlântico Sul para abertura de mais de 200 vagas destinadas a esse público.

Mesmo com a existência de leis que obrigam a reserva de vagas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a inclusão ainda não é uma realidade na maior parte das empresas. A fim de identificar o grupo de empresas sujeitas à Lei de Cotas no Estado, a Comissão Regional de Igualdade de Oportunidade da SRTE/PE elaborou a pesquisa “Discriminação Relacionada à Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”. Segundo os dados, em Pernambuco existem 775 empresas, sediadas no estado, sob o regime celetista, sujeitas a uma cota total de 19.749 postos de trabalho. Deste número, 758 são privadas e 17 sob a forma de empresas públicas ou sociedades de economia mista, submetidas a concurso público. O levantamento aponta ainda que nestes estabelecimentos apenas 2.920 cidadãos com deficiência estão devidamente empregados, conforme dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego do Ministério do Trabalho e Emprego [Caged], representando um deficit de 16.829 vagas.

Outras informações com Micheline Américo pelos telefones (81) 8829-0464 e (81) 3183-3212 ou pelo e-mail micheline.americo@hotmail.com.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer