Você está aqui

Prazo para envio de trabalhos sobre gênero ao congresso português de antropologia termina no dia 23

Autor original: Viviane Gomes

Seção original:

Por ocasião do IV Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia - Classificar o Mundo, que será realizado de 9 a 11 de setembro, em Lisboa, Portugal, os coordenadores do painel Escalas Etnográficas no Estudo de Gênero estão recebendo resumos de pesquisadores interessados em apresentar seus trabalhos no evento. O painel se propõe a refletir sobre as implicações teóricas e metodológicas da atual divisão global/local na pesquisa antropológica sobre o gênero a partir de pesquisas etnográficas em curso. A proposta é tratar o tema da classificação do gênero especialmente na maneira como ele se inscreve em processos sociais e políticos nos quais existe uma negociação do poder, uma contestação das estruturas de poder e uma redefinição das relações de gênero. Neste sentido, as comunicações poderão tratar, por exemplo, sobre os movimentos sociais das mulheres e feministas, explorando as diferenças e semelhanças entre as utilizações dos conceitos de igualdade de gênero nos movimentos nacionais, regionais e transnacionais.

As análises também poderão dar conta das múltiplas estratégias de pressão sobre os setores dominantes da sociedade civil no sentido de re-imaginarem as relações entre os domínios do público e do privado, fortalecendo, diversificando e democratizando o setor público. Os trabalhos também podem reexaminar as relações de gênero ao nível da casa e dos esforços diários das mulheres nas suas vidas cotidianas, refletindo sobre suas conquistas de igualdade de gênero e de mais liberdade a partir da esfera do provado e do doméstico.

As propostas deverão ser enviadas diretamente para cecilia.mccallum@uol.com.br e sally.cole@sympatico.ca até 23 de maio, com: título da comunicação; resumo da comunicação (até 250 palavras); e nome, filiação institucional e endereço de e-mail do proponente. Mais informações estão em www.apantropologia.net/congresso2009/.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer