Você está aqui

Chamada de Projetos: Comunicação Comunitária e Direitos Humanos

Nos últimos anos, o Brasil passou por grandes dificuldades, tanto do ponto de vista democrático, como econômico. Vivemos um tempo marcado pela política da desinformação, pelas fake news, pela expansão da atuação das redes de ódio e por diversos ataques ao processo democrático. Nesse contexto, as defensoras e defensores de direitos humanos, em especial as pessoas que atuam como comunicadoras comunitárias, cumprem um papel essencial para o fortalecimento da democracia, para a construção de uma cultura de direitos e para o enfrentamento às violações.

É a partir dessa visão que o Fundo Casa Socioambiental abre a chamada: “Comunicação Comunitária e Direitos Humanos - Fortalecimento de organizações, coletivos e redes de comunicação comunitária e popular”, compreendendo que a comunicação comunitária, plural e popular é crucial para a conscientização e a produção de informação local sobre os impactos da emergência climática, sobre as ameaças à sociobiodiversidade e sobre as violências relacionadas aos conflitos pela terra no Brasil, especialmente nas regiões de expansão da fronteira agrícola. 

O objetivo da chamada é impulsionar projetos que fortaleçam organizações, coletivos e redes de comunicação comunitária e popular da Amazônia Legal e Matopiba que atuam nas temáticas dos direitos das comunidades locais, combate à desinformação e fortalecimento da democracia. São quatro possíveis linhas de apoio: Fortalecimento Institucional; Produção de conteúdo; Alcance e distribuição de conteúdo; e, por último,  Fortalecimento das redes de comunicadores/comunicadoras populares. 

Serão apoiados até 20 projetos de até R$50 mil reais cada. O valor total da chamada é de R$1 milhão. As inscrições vão de 29 de fevereiro até 01 de abril de 2024.

Oficina Tira Dúvidas -- Para os interessados em inscrever projetos na chamada, será realizada uma Oficina Tira Dúvidas, no dia 14 de março, às 15h (horário de Brasília).

Mais informações: https://casa.org.br/chamadas/comunicacao-comunitaria-e-direitos-humanos-fortalecimento-de-organizacoes-coletivos-e-redes-de-comunicacao-comunitaria-e-popular/

 

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer