Você está aqui

Rits e Abdl criam Rede nacional para integrar gestores do terceiro setor

Autor original: Valentina Homem

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

Diante da falta de espaços para discussão de temas relativos à gestão no terceiro setor, acaba de ser criada a Rede de Gestores de Organizações do Terceiro Setor. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Rits e a ABDL (Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças) e tem como objetivo o fortalecimento do terceiro setor, através da articulação entre gestores de instituições sem fins lucrativos. O foco da rede é a busca de soluções, novas idéias, parcerias, troca de informações e discussões de problemas comuns.


Segundo Fátima Porcaro, da ABDL, a importância da rede é a de alavancar discussões sobre todas as formas de gestão. "Só poderemos nos capacitar e capacitar outras pessoas colocando nossos conhecimentos e aprendizado em debate", completa.


O projeto se consolidou como uma rede, por esta ser uma forma de articulação que consegue reunir indivíduos e instituições numa estrutura horizontal, sem hierarquia. Para Francisca Moraes, gestora da Rits, na rede o trabalho acontece de forma colaborativa, com eficácia, em função de objetivos comuns.


"Além disso, a rede é um meio de comunicação mais rápido e eficiente para as rotinas diárias de qualquer grupo de trabalho. Nesse sentido, a integração em rede facilita o desenvolvimento de projetos e também começa a criar uma necessidade de ser utilizada como rotina, que deverá fazer parte do dia a dia de cada um", diz Francisca.


Para que a articulação dos integrantes se dê com mais agilidade, foi criado o ciberfórum "gestongs", um espaço virtual para a discussão que pode ser acessado via Internet, através do site da Rits. Neste fórum, os participantes irão escolher os temas a serem discutidos. Mas, para dar início às discussões, já foram propostas algumas conferências: "administração de pessoal", "captação de recursos", "gestão contábil", entre outras.


O papel da Rits e da ABDL será o de coordenar a rede, criando metas, diretrizes, dando encaminhamento para que as informações sejam ordenadamente adquiridas e aproveitadas. Além disso, essas organizações serão animadoras do fórum. "O animador é peça fundamental de qualquer discussão. É ele que faz com que os assuntos sejam discutidos com pessoas diferentes, em momentos e necessidades diversas", explica Fátima.


Os interessados em se integrar à rede devem enviar uma mensagem para um dos primeiros integrantes - Francisca Moraes, Cássio Martinho ou Fátima Porcaro - com as seguintes informações: nome e endereço completos; nome e site da instituição a que pertence e o cargo que ocupa; telefone de contato; correio eletrônico.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer