Você está aqui

Iser investiga novas religiões

Autor original: Graciela Baroni Selaimen

Seção original: Notícias exclusivas para a Rets

A partir dos anos 90 começou a surgir um novo tipo de religiosidade no Brasil, uma vez que um número significativo de pessoas passou a seguir a tendência de não aderir apenas a uma orientação religiosa específica, entrando em contato com rituais e crenças diversas. Deste contato múltiplo, começaram a surgir novas alternativas no âmbito religioso. Um exemplo disso foi o surgimento do Santo Daime, na Amazônia, que une elementos da cosmologia indígena e cabocla da região, com o catolicismo e o espiritismo Kardecista. O assunto foi objeto de uma pesquisa realizada pelo Instituto Social de Estudos Religiosos (Iser).


"As novas religiões estão surgindo porque existem questões fundamentais sobre o sentido da vida que só são respondidas no âmbito religioso. Na sociedade moderna, a ciência e as grandes utopias contemporâneas bem que tentaram substituir ou preencher o vácuo produzido pela ausência de religião, mas não deram conta do recado", explica Regina Novaes, professora de antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Secretária Executiva Adjunta do Iser.


Segundo ela, na história da humanidade sempre surgiram novas religiões. O cristianismo é produto de um encontro cultural entre culturas hebraicas e judaicas. As regiões afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé, são a união do catolicismo com cosmologias africanas. Hoje, este processo se intensifica com a globalização e as informações que circulam em um ritmo alucinante. O Oriente está no Ocidente e vice-versa", acredita.


Em julho a pesquisadora iniciou outro estudo, com foco na juventude e na religião. A previsão é que esteja pronto em dezembro. "Em pesquisas já concluídas pude observar um número significativo de jovens que se enquadram na categoria "religioso sem religião". Possuem uma espiritualidade mais difusa e menos institucional, buscam e encontram um "Deus energia", falam sobre uma "força espiritual que está dentro de cada um" e mesclam elementos provenientes de diferentes tradições religiosas. Uma parte destes jovens se liga a causas ecológicas ou a manifestações pela paz", avalia.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer