Você está aqui

Qualidade de vida no hospital psiquiátrico

Autor original: Maria Eduarda Mattar

Seção original: Os mais interessantes e ativos projetos do Terceiro Setor






Paralelamente ao projeto de educação, a Apacojum coordena um outro programa: os Clubes de Lazer. Além da Colônia, que batizou a atividade de Clube Atlético Colônia, a iniciativa também é desenvolvida no Instituto Nise da Silveira, que comanda o Espaço Comunitário, e no Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Ipub), palco do Clube da Esquina. “Queremos contribuir para o resgate do cidadão, do indivíduo, de sua singularidade, de resgate da sua capacidade de enunciar e sustentar o seu desejo. Os programas de Lazer e Alfabetização estão articulados na busca da reconstrução do indivíduo”, afirma o coordenador do projeto, Reinaldo Sant´ana.


Todos os sábados, das 8h às 16h, os pacientes podem participar de jogos de salão; dançar e ouvir música; ter aulas de desenho, pintura e modelagem; jogar bingo; preparar e comer churrasco; jogar bola ou peteca; além de caminhar por trilhas ecológicas. Todas estas atividades estão presentes nos encontros, que atendem às pessoas com mais de 35 anos de internação.


Sant’ana explica que os clubes foram desenvolvidos para que os pacientes das instituições tivessem uma alternativa nos fins-de-semana, quando não contam com os centros de atendimento. “Nós operamos em regime de plantões como qualquer hospital e o atendimento regular só é feito de segunda a sexta”, esclarece Reinaldo. O sucesso tem sido medido frequência nas atividades da Juliano Moreira: em média, 160 pacientes se confraternizam nos encontros de sábado.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer