Autor original: Felipe Frisch
Seção original:
Na próxima sexta-feira, 25, no Rio de Janeiro, vai estar acontecendo o Seminário Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O encontro é promovido pela Abrapia, responsável pelo Sistema Nacional de Combate à Exploração Sexual Infanto-Juvenil. Os debates e mesas-redondas dão continuidade ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes (dia 18 de maio), instituído por lei federal no ano passado (9.970, de 17/05/2000). A associação convida toda a sociedade a participar do evento, que será no auditório da GeoRio (Rua Fonseca Teles, 121, 11º andar), em São Cristóvão.
Na programação, uma primeira mesa-redonda irá falar da Pedofilia na Internet, a partir das 9 h. Nela, será apresentado o panorama da luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes pelo presidente da Abrapia, Lauro Monteiro Filho. Em seguida, a psicóloga e terapeuta de família Vera Kostólias falará do perfil do abusador. Às 10h45, a coordenadora das Promotorias da Infância e da Juventude do Estado do Rio de Janeiro, Maria Amélia Peixoto dará uma palestra sobre o abuso sexual e a pornografia infantil na rede. Também estará presente o agente da Polícia Federal e responsável pelo Núcleo de Prevenção e Repressão e Crimes pela Internet (Nunet), Rodrigo Moreira.
À tarde, a discussão será sobre a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A abertura ficará por conta de Tiana Sento Sé, vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), que falará sobre o Fórum de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Abuso Sexual Virtual” será o assunto de que tratará o Promotor da 3ª Vara de Família da Comarca de Niterói, Ricardo Alcântara Pereira. A delegada do DPCA, Adriane Pereira Mendes, também estará presente para falar do trabalho desenvolvido pela delegacia. Também confirmaram presença a Coordenadora do Projeto Sentinela, Rita Maia, para falar do projeto, e o psicanalista Antonio Carlos de Oliveira, que falará do atendimento a agressores e vítimas de abuso sexual. Ao final de cada mesa, os espectadores serão chamados a participar dos debates.
Mais informações pelo telefone (21) 589-5656, ou pelo correio eletrônico abrapia@openlink.com.br.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer