Autor original: Marcelo Medeiros
Seção original:
Começou hoje, no Fórum Social Brasileiro, a Jornada pela Democratização da Mídia. A campanha reuniu no Mineirinho jornalistas brasileiros e estrangeiros, além de representantes de movimentos sociais, para discutirem os principais problemas da cobertura jornalística internacional.
O jornalista norte-americano Norman Solomon, autor do livro "O Iraque na mira: O que a mídia não conta", mostrou como os meios de comunicação de seu país deformaram o relato do ataque ao Iraque. Comentários semelhantes vieram das também jornalistas Aixa Gonzalez, cubana que comentou a cobertura internacional sobre a ilha em que nasceu, e Blanca Eekout, venezuelana que criticou os donos de TV de seu país e o comportamento de jornais e emissoras na tentativa de golpe de Estado ocorrida em 2002 contra o presidente Hugo Chavez.O palestino Moya Dragme, por sua vez, acusou a mídia internacional de esconder a situação de pobreza na qual seu compatriotas vivem e de só mostrá-los como terroristas.
Também participaram da mesa Gustavo Petta, da União Nacional dos Estudantes, Pedro Malavolta, da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social, e o jornalista e escritor José Arbex Jr, editor-chefe do jornal Brasil de Fato.
A jornada realizará outras atividades nos próximos dias. Amanhã, 9 de novembro, realiza oficina durante o FSB. No dia 10, chega ao Rio de Janeiro com um painel na Associação Brasileira de Imprensa, às 19h. No dia seguinte, o Teatro da PUC-SP (Tuca), recebe palestrantes a partir das 19h30.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer