Autor original: Marcos da Silva Graça
Seção original:
O Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), a Agende Ações em Gênero Cidadania e Desenvolvimento, o Comitê Latino-americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher e a Bancada Feminina do Congresso Nacional lançaram no último dia 18 a Campanha dos Dezesseis Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero. A Campanha é uma iniciativa internacional que ocorre simultaneamente em 127 países, supervisionada pelo Instituto pela Liderança Global das Mulheres.
O objetivo é estabelecer um elo simbólico entre violência de gênero e direitos humanos, enfatizando que a violência contra a mulher é uma violação aos direitos humanos. Como marcos deste elo estão o Dia Internacional contra a Violência de Gênero (celebrado em 25 de novembro) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro). No Brasil, a Campanha agrega-se aos esforços realizados pelas redes e articulações de mulheres e pelos poderes Executivo e Legislativo com o objetivo comum de luta pelo fim da violência de gênero e ampliação da cidadania das mulheres com observância às questões étnico-raciais.
No dia 10 de dezembro será lançado o Concurso da Marca da Campanha dos Dezesseis Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero de 2004. Mais informações pelo endereço eletrônico violencia@cladem.org.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer