Autor original: Maria Eduarda Mattar
Seção original: Os mais interessantes e ativos projetos do Terceiro Setor
![]() daycare.com.br | ![]() |
Informação como “remédio” para aliviar o sofrimento de doentes de câncer e seus familiares. É nisso que aposta o Instituto de Informação e Suporte em Oncologia Day Care, ou Instituto Day Care, que desde 1999 se dispõe a oferecer - gratuitamente - informação e educação aos pacientes com câncer, seus familiares e cuidadores. Ao contrário da grande maioria das organizações que trabalham com o tema, o instituto não privilegia o atendimento médico e complementar aos pacientes oncológicos (geralmente prestado dentro dos próprios hospitais e centros oncológicos). O foco da entidade é fazer com que cada vez mais as pessoas entendam, aceitem e saibam como lidar com o câncer, doença que assusta e causa medo na maioria das pessoas, mas que, se identificada cedo, pode ser tratada e controlada.
“A área científica, no mundo inteiro, está caminhando para avanços expressivos na prevenção, nos tratamentos e na detecção do câncer. Mas ainda o percentual de mortalidade é muito grande, a falta de informação é assustadora e o medo da doença está presente na vida de muitas pessoas. Por isso, as curas milagrosas, as receitas de prevenção mentirosas e outras atitudes oportunistas existem em grande quantidade. Por isso a informação responsável e de credibilidade é importante, para que os mitos e mentiras virem cada vez mais coisa do passado”, explica Vitoria Herzberg, idealizadora e secretária executiva do Day Care.
Para promover essa difusão de informações corretas, responsáveis e com credibilidade, o Day Care conta com a colaboração de diversos profissionais ligados ao tratamento do câncer. Oncologistas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas corporais, hematologistas, neurocirurgião, psiquiatras, gastroenterologista, urologistas, mastologistas, cirurgião buco-maxilo-facial, acupunturista e radioterapeuta – todos estes profissionais estão empenhados em melhorar a vida de pacientes e familiares, ajudando-os inclusive a encararem o preconceito que ainda ronda a doença.
O preconceito, aliás, é apontado por Vitória como um dos principais obstáculos a serem vencidos por quem sofre de câncer: o preconceito da sociedade, da família e o próprio. “Atualmente, a grande mídia tem abordado com freqüência assuntos relacionados ao câncer e, por isso, existe um pouco mais de esclarecimento sobre a doença. Mas ainda há muito a ser feito por meio de divulgação com o intuito de disseminar a informação e o conhecimento do que é a doença, como ela aparece e especialmente como é tratada. Os pacientes ainda são vistos com preconceito e se sentem excluídos da sociedade, pertencendo a um novo grupo”, relata Vitória. Segundo a secretária executiva, o preconceito é identificado até na maneira pouco clara e incorreta de as pessoas e a mídia tratarem o assunto “e até do próprio paciente e seus familiares em aceitarem a doença”.
Como em muitas organizações não-governamentais, os recursos financeiros também são um desafio para a instituição. Para se manter, o Day Care busca constantemente alternativas, como novos produtos de informação, projetos especiais com contrapartidas interessantes para que patrocinadores se motivem em apoiar o instituto não somente pela causa, mas também pelo retorno de seu investimento, conforme explica a secretária executiva da entidade.
Assim, um das ferramentas do trabalho do Day Care é a revista bimestral Hands, gratuita e de circulação nacional, que funciona ao mesmo tempo como meio de difundir as informações (meta do instituto) e como modo de expor mais a atuação da instituição, gerando mais visibilidade para os financiadores. O instituto conta também com mais de 35 títulos de livretos que abordam variados assuntos relacionados ao câncer, trabalhos em grupo - como oficinas de arte com pintura, origami e mosaico -, além de realizar workshops e palestras. A meta é prestar atendimento a mais de 16 mil pessoas em 2004 com a realização destes eventos. Por fim, “há também o nosso site [o endereço pode ser conferido na área de Links Relacionados] com mais de 700 páginas atualizadas semanalmente com uma média de 20 mil visitantes por mês, o que faz do Day Care, hoje, o maior provedor de informação leiga em câncer do país”, orgulha-se Vitória.
“Sair do estado de choque é o primeiro passo e o mais complicado. Fazer com que os familiares lidem com a situação da melhor uma maneira possível, focando nas reais dimensões do problema. Enxergar qual é a realidade da doença, os principais aspectos práticos que podem ser controlados e resolvidos, assim como tratar dos aspectos psicossociais é o que falta a muitas das pessoas que são confrotadas com a doença. Acredito que as fantasias com relação à doença, o medo dos tratamentos e da morte, o relacionamento entre os familiares são as principais questões a serem trabalhadas no aspecto psicológico das pessoas envolvidos com o câncer”, completa Vitória, não deixando de sonhar em fazer da doença algo completamente desmistificado, através da principal “prescrição” do instituto – a informação: “nosso objetivo é atingir o Brasil todo com nossos programas de informação e educação”.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer