Você está aqui

A vez dos pequenos

Autor original: Marcelo Medeiros

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

É pouco dinheiro, mas pode ajudar bastante. O Fundo de Apoio a Pequenos Projetos (FundoAfro) acaba de lançar, em parceria com a Fundação Interamericana (IAF), seu novo edital de financiamento. Serão beneficiados 20 projetos, orçados em, no máximo, R$ 3.800 e realizados no estado do Rio de Janeiro. O prazo de envio de propostas termina em 10 de janeiro. O FundoAfro é uma iniciativa do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap), sediado na capital fluminense.

O objetivo é fortalecer iniciativas de grupos comunitários dedicados a atividades de cultura, geração de renda e trabalho, meio ambiente, comunicação e direitos sexuais. Podem se candidatar organizações e grupos informais - estes últimos desde que estejam em busca ou processo de registro.

Dos 20 projetos selecionados, 10 devem se concentrar em atividades de empreendedorismo juvenil, isto é, oferecer a adolescentes e jovens conhecimento e treinamento de habilidades específicas que aumentem suas possibilidades de inclusão social e de entrada no mercado de trabalho. Os demais escolhidos serão das áreas de comunicação, arte e geração de renda para mulheres. “O empreendedorismo sempre foi nosso enfoque”, diz Célia Regina da Silva, gerente técnica do FundoAfro.

No máximo 50% do dinheiro pode ser gasto com o pagamento de pessoal. “São grupos muito pequenos, que às vezes possuem anos de trabalho mas não têm recursos. Em geral, não têm articulação e pessoal suficiente para formular grandes projetos de financiamento. Por isso oferecemos R$ 3.800, quantia suficiente para desenvolver essas pequenas iniciativas”, explica Célia Regina. A contrapartida requerida são os recursos necessários para implementar o projeto. Entre eles, o montante reservado para pagamento de pessoal, aluguel de sede, contas etc.

O FundoAfro existe desde 2001 e já financiou 65 projetos, todos voltados para o desenvolvimento de comunidades fluminenses. Os principais beneficiados do fundo são grupos de baixa renda, em especial a população negra, feminina e jovem. O fundo não se limita a oferecer recursos - oferece também apoio técnico do Ceap para que os escolhidos desenvolvam seus trabalhos e construam redes.

As atividades serão acompanhadas durante seis meses e as organizações ou grupos selecionados participarão da rede composta por todas as entidades já beneficiadas.

O resultado será divulgado em 20 de janeiro. Pouco depois, as organizações escolhidas terão que enviar dois representantes para realizar um curso de empreendedorismo de três dias oferecido pelo Ceap. Só então receberão os recursos e poderão iniciar as atividades propostas.

Os projetos devem ser enviados para fundoafro@hotmail.com.br ou ceap@alternex.com.br, até 10 de janeiro. É preciso constar na ficha todos os dados da instituição, seu histórico, outras atividades desenvolvidas e objetivos, além de um resumo, de cinco linhas, sobre a proposta. Ainda é necessário justificar e apresentar os objetivos gerais e específicos da iniciativa, bem como apresentar um cronograma e o orçamento detalhado, inclusive com a contrapartida que o grupo pode oferecer.

Marcelo Medeiros

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer