Autor original: Marcelo Medeiros
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
Estão abertas as inscrições do 3o Concurso Rede Andi para Projetos em Comunicação pelos Direitos da Criança e do Adolescente. Podem participar organizações não-governamentais que possuam projetos cujo objetivo seja melhorar a qualidade das informações veiculadas na mídia sobre direitos da infância e da adolescência, ou diversificá-las.
Entre as iniciativas podem estar eventos, pesquisas e publicações. Todas devem ser realizadas nos estados de Acre, Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins.
É permitida a inscrição de mais de um projeto por entidade. Serão escolhidas sete propostas, que receberão até R$ 15 mil, a serem aplicados inteiramente na realização do projeto. Além dos recursos, cada organização terá direito a apoio técnico de uma das onze instituições integrantes da Rede Andi. As proponentes devem apresentar contrapartida financeira de pelo menos R$ 3 mil, que podem vir de parceiros do setor privado. Precisam também apresentar alguma ligação com universidades sediadas no estado onde o projeto será realizado.
Essas exigências servem para sensibilizar empresas e mobilizar as instituições de ensino superior. “Queremos envolver a comunidade acadêmica nessa discussão e levar o tema da defesa de direitos da criança e do adolescente para dentro da sala de aula, além de incentivar a ação de empresas”, afirma Graziela Nunes, secretaria executiva da Rede Andi. O objetivo da organização ao promover o concurso é incentivar experiências que melhorem o diálogo entre profissionais de mídia e atores sociais e, assim, consolidar a “educomunicação”. “Ou seja, queremos utilizar a comunicação para educar as pessoas, de jornalistas a leitores e espectadores”, diz Graziela.
Os critérios de avaliação serão criatividade, promoção dos direitos da criança e do adolescente, envolvimento com a mídia, nível de parceria com a universidade, viabilidade, contrapartidas e resultados esperados. As sete propostas selecionadas - uma de cada estado - participarão de um seminário de intercâmbio de idéias que acontecerá em Brasília provavelmente nos dias 12 e 13 de junho. Após o evento, terão um prazo para reescreverem os projetos levando em conta as sugestões recebidas e as idéias surgidas.
A Rede Andi é composta pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi - DF), a Girassolidário – Agência de Notícias em Defesa da Infância (MS), Agência Uga-Uga de Comunicação (AM), Cipó - Comunicação Interativa (BA), Auçuba – Comunicação e Educação (PE), Associação Companhia TerrAmar (RN), Associação Educacional e Cultural Oficina de Imagens (MG), Central de Notícias dos Direitos da Infância (Ciranda - PR) e Mídia Criança – Agência de Notícias da Criança e do Adolescente (SC). O concurso é apoiado pela Fundação Avina e pela Save The Children Suécia.
Os formulários de inscrição estão disponíveis na página www.andi.org.br, mas também podem ser solicitados pelo endereço eletrônico redeandi@andi.org.br. Além deles, é preciso enviar também material institucional como folders, vídeos, matérias veiculadas na mídia, entre outros, pois o histórico da entidade também será critério de avaliação. O prazo de envio termina em 18 de abril.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer