Autor original: Giuliano Djahjah Bonorandi
Seção original:
Cerca de 600 Tupiniquins, Guaranis, Quilombolas, membros do Movimento dos Sem Terra (MST) e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) pararam, no dia 8 de março, carretas e ônibus da Aracruz Celulose e da Bahia Sul Celulose, na BR-101 Norte, na altura de São Mateus (ES). Houve grande participação de mulheres e apoio de diversas outras entidades.
Os pneus dos caminhões foram esvaziados em protesto contra o Plano Nacional de Florestas do Governo Federal que pretende ampliar, a curto prazo, as plantações de eucalipto no Brasil de cinco para sete milhões de hectares. Na BR-101 Norte ocorre a maior parte do transporte das toras de eucalipto para as fábricas da Aracruz Celulose, além do transporte de celulose da empresa Bahia Sul.
Os manifestantes fazem parte do Movimento Alerta contra o Deserto Verde que luta contra as grandes monoculturas de eucalipto no país. Segundo o movimento, a cadeia produtiva da árvore "consome vastas somas de dinheiro público enquanto pouquíssimos empregos são gerados".
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer