Você está aqui

Bolsas para as lideranças

Autor original: Mariana Loiola

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor





Bolsas para lideranças

Em seu terceiro ano no Brasil, o Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (International Fellowships Program - IFP) já selecionou 84 pessoas provenientes de grupos que, sistematicamente, têm tido acesso restrito ao ensino superior. São pessoas que, apesar das dificuldades, buscam transformar a realidade de seus grupos sociais. Dentre elas, estão aquelas à frente de movimentos sociais e populares, lideranças indígenas e lideranças comunitárias. Todas com forte representação política e social dentro do seu grupo ou comunidade, garante Leandro Leitosa Andrade, sub-gerente de projetos da Fundação Carlos Chagas, instituição responsável pela coordenação do Programa no Brasil. Na Seleção Brasil 2004/2005, mais 42 bolsistas integrarão esse grupo.

Desde 2001, o Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford oferece bolsas de estudos em países da África, América Latina, Ásia, Oriente Médio e na Rússia, locais onde a Fundação Ford atua. As bolsas são voltadas para mulheres e homens pertencentes a um ou mais dos grupos sub-representados no ensino superior em seus países.

No Brasil - onde estão previstas seleções anuais até 2008 -, além do equilíbrio de gênero, o Programa prioriza pessoas negras, indígenas, originárias das regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, e provenientes de famílias que tiveram poucas oportunidades econômicas e educacionais. Isso não quer dizer que pessoas brancas, por exemplo, não possam participar da seleção: sete foram selecionadas nos anos anteriores, como informa Leandro. "A avaliação é feita de acordo com o conjunto de características do candidato", afirma.

A maioria dos bolsistas selecionados nos anos anteriores tem entre 31 e 40 anos, mas, segundo Leandro, não há limite de idade para participar do Programa. "Sabemos das dificuldades que essas pessoas tiveram para concluir os seus estudos. Muitos concluíram mais tarde", diz.

Os candidatos devem ter ainda grande potencial de liderança em seus campos de atuação. A idéia é que estas pessoas possam prosseguir com seus estudos e aprimorar a sua capacidade de liderança, com o compromisso de trabalhar pela solução de problemas de sua comunidade, grupo social, região ou país. O pré-projeto de pesquisa, que os candidatos devem apresentar, deve conter uma explicação de como seus estudos serão aplicados na resolução de problemas sociais ou em questões de interesse do seu campo de atuação.

Leandro lembra que, apesar de o Programa priorizar determinados grupos e a capacidade de liderança, o potencial acadêmico também tem um grande peso na seleção. "Nós oferecemos a bolsa, não a vaga. Os candidatos têm que batalhar para consegui-la", reforça.

As bolsas podem ser voltadas para programas de mestrado ou doutorado, no Brasil ou em outros países, em qualquer área do conhecimento, desde que ligada aos objetivos da Fundação Ford: fortalecer os valores democráticos, reduzir a pobreza e a injustiça, fomentar a cooperação internacional e promover o desenvolvimento humano.

Além da bolsa de estudos, o Programa ajuda na compra de livros e computador pessoal, e na participação em cursos de curta duração, como de idiomas, informática e elaboração de projeto, caso seja necessário. "Queremos oferecer todas as condições para que, durante o período da bolsa, os bolsistas tenham dedicação exclusiva à pós-graduação", afirma Leandro.

O Programa também dá aos bolsistas apoio para que façam pelo menos uma viagem a outro país. Segundo Leandro, existe a proposta de formar uma rede internacional de ex-bolsistas do Programa, que trabalhem com questões sociais em seus países. "Por meio de encontros internacionais e outras atividades, os ex-bolsistas poderão trocar diferentes experiências e ampliar o seu leque de informações e conhecimento", diz.

As pessoas que quiserem se candidatar ao Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford têm até o dia 28 de maio para se inscreverem. O anúncio dos resultados será feito a partir de março de 2005 e o início da bolsa será em 2006. O formulário para candidatura, a documentação necessária e outras informações sobre as inscrições e o programa podem ser encontradas em www.programabolsa.org.br. Informações adicionais, pelo correio eletrônico programabolsa@fcc.org.br ou pelo telefone (11) 3722-4404.

Mariana Loiola

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer