Autor original: Fausto Rêgo
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De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 41 mil mulheres tiveram diagnóstico de câncer de mama no ano passado. Dessas, muito provavelmente, 9 mil morrerão por causa da doença. Mortes que poderiam ser evitadas com um diagnóstico precoce da doença – hoje em dia, cerca de 60% dos casos são diagnosticados em estágios avançados. Para aumentar as chances de cura, portanto, é preciso que se crie uma cultura de prevenção. É esse o objetivo de uma campanha que o Instituto Avon vem desenvolvendo desde 2002, para mostrar a importância dos exames periódicos e incentivar instituições que trabalham com prevenção.
A campanha "Kiss goodbye to breast cancer" ("Um beijo de despedida para o câncer de mama") é mundial. No Brasil, ela foi batizada como "Um beijo pela vida". Em seu primeiro ano, foram arrecadados R$ 400 mil. No ano passado, R$ 900 mil. Para este ano, a meta é bem mais ambiciosa: R$ 1,5 milhão. "E vamos conseguir", garante o diretor executivo do Instituto Avon, Lírio Cipriani. A verba arrecadada é investida em projetos desenvolvidos por uma série de instituições. No primeiro ano, quatro foram beneficiadas. Atualmente são oito. E a expectativa é selecionar mais 12 para o próximo ano.
O novo processo seletivo já foi aberto e as entidades interessadas em apresentar propostas podem enviar propostas até 30 de junho [os critérios de apoio podem ser consultados no arquivo disponível para download, ao lado]. O valor máximo liberado para cada projeto é de R$ 100 mil. Os projetos devem ser voltados para a prevenção e detecção precoce da doença e para o acesso de pacientes com diagnóstico positivo a serviços de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o edital, o público preferencial deve ser formado por "mulheres desassistidas em suas necessidades relativas ao câncer de mama, sem limite de idade". Os recursos serão, preferencialmente, destinados a entidades qualificadas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público ou reconhecidas com o título de Utilidade Pública Federal.
Dia do Compromisso
Parte da arrecadação que beneficia esses projetos é obtida com a comercialização de uma série de produtos fabricados pela Avon que têm 7% do seu valor de venda destinados à campanha. Outra contribuição vem de eventos como a "Avon Running - Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama", um circuito de corridas e caminhadas realizado há 18 anos em 14 países. Durante o evento são montadas tendas para a realização do exame clínico da mama. No Rio de Janeiro, a "Avon Running" está marcada para 23 de maio, no Aterro do Flamengo; em São Paulo, será no dia 1º de agosto, no Ibirapuera. O valor pago pelos participantes na inscrição é entregue a uma instituição local que atue na área de prevenção. "Trabalhamos com dois objetivos básicos: um, o principal, é a disseminação da informação, já que a cura depende fundamentalmente da realização do exame; o outro é a arrecadação de recursos para as iniciativas dessas entidades", explica Cipriani.
No que diz respeito à conscientização sobre como prevenir o câncer de mama, a campanha "Um beijo pela vida" tem seu ponto alto numa data que é conhecida como Dia do Compromisso – marcado neste ano para 19 de setembro. Nesse dia, a orientação é para que as cerca de 800 mil revendedoras de produtos Avon no Brasil levem às suas clientes informações sobre prevenção e diagnóstico precoce. Lírio Cipriani conta que o instituto ainda está analisando como promover essa mobilização em todo o país. "Naturalmente, nós dependemos de parcerias para algumas ações, seja com entidades ou com o poder público". E recorda: "No ano passado, em Goiânia (GO), tivemos carro de som, trio elétrico e uma passeata em que distribuímos um pequeno material informativo. Em Araxá (MG), todos os postos de saúde do município se colocaram à disposição para fazer exames de mama".
Rede de entidades
A escolha do câncer de mama como causa preferencial do Instituto Avon foi, segundo seu diretor executivo, uma "opção natural". Ele observa que, segundo pesquisas internacionais, a maior preocupação feminina é justamente a saúde, e o câncer de mama é o que mais mata. "Uma das regras de ouro da nossa ação social é que a causa esteja relacionada com a atuação da empresa. E 85% dos produtos da Avon são voltados para o público feminino, foi pioneira na venda para mulheres e cresceu graças à participação delas", justifica. "Seria muito mais fácil fazer um cheque e entregar, mas é mais sadio e tem mais resultados usar a nossa força para fazer alguma coisa".
Cipriani revela a intenção de formar uma rede de entidades que atuem na prevenção da doença e espera conseguir reunir todas elas em um evento que seria realizado no final deste ano ou no início de 2005, provavelmente na cidade de São Paulo. "Em 2002, fizemos o 1º Simpósio Internacional de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama, para discutir prevenção e diagnóstico, e contamos com a participação de especialistas estrangeiros", lembra. "Queremos repetir a dose neste ano e trazê-los novamente, pois existe um conjunto de técnicas científicas que ainda precisamos aprender. E a idéia é que, enquanto esse simpósio acontece, a gente faça também um encontro das organizações que trabalham com prevenção. Teríamos uma plenária para troca de experiências entre elas".
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