Autor original: Marcelo Medeiros
Seção original:
A organização norte-americana Save the Children lançou hoje um relatório sobre os melhores países para ser mãe. A Suécia lidera o ranking, cuja última posição é ocupada pelo Níger. O Brasil ocupa o 45o lugar entre os 119 pesquisados.
Os critérios utilizados para a pesquisa são mortalidade materna, uso de contraceptivos modernos, nascimentos assistidos por pessoal qualificado, ocorrência de anemia entre gestantes, educação das mães e participação das mulheres nos governos nacionais. Além disso, foram levados em conta a mortalidade infantil, condição nutricional, matrículas no ensino primário e acesso a água potável.
As primeiras posições são ocupadas por países nórdicos e as últimas por países da África subsaariana. De acordo com o documento, a probabilidade de uma mulher que vive em algum dos dez últimos países da lista ver seu filho morrer antes de completar um ano é 26 vezes maior do que para uma moradora dos dez primeiros colocados. A chance de ela morrer durante a gravidez ou durante o parto é ainda maior: 750 vezes.
A íntegra do documento está disponível, em inglês, na página www.savethechildren.org.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer