Você está aqui

Organizações de direitos humanos pedem ações a Bush

Autor original: Marcelo Medeiros

Seção original:

No dia 7 de maio, diversas organizações de defesa dos direitos humanos enviaram carta conjunta ao presidente dos EUA, George W. Bush, pedindo ação imediata em relação aos abusos cometidos por membros do exército norte-americano contra priosioneiros no Iraque. "É necessário mais que discursos", afirma o texto. Os assinantes dizem não acreditar que as fotos de tortura reveladas recentemente sejam retratos de casos isolados, mas exemplos de uma forma de interrogatório e detenção utilizada pelos Estados Unidos em diversas partes do mundo.

As entidades pedem, entre outras medidas, "banimento imediato de interrogatório sob estresse e constrangimento"; certeza de que as penalidades apropriadas sejam aplicadas a quem quer que esteja envolvido em casos de tortura; a permissão de visitas aos presos por comissões independentes; pagamento de idenização aos torturados e a publicização de todos os manuais de interrogação utilizados pelas tropas.

Assinam o documento representantes das organizações Human Rights Watch, Anistia Internacional, Global Rights, Human Rights First, International League for Human Rights, Jacob Blaustein Institute for the Advancement of Human Rights, Minnesota Advocates for Human Rights, Physicians for Human Rights USA e RFK Memorial Center for Human Rights. O texto na íntegra (em inglês) está disponível na página http://hrw.org/english/docs/2004/05/10/usint8566.htm.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer