Você está aqui

Liderança jovem

Autor original: Giuliano Djahjah Bonorandi

Seção original: Novidades do Terceiro Setor





Liderança jovem

A Academia de Desenvolvimento Social, com sede em Recife (PE), lançou no dia 28 de abril o Programa de Liderança. Prevista para começar em agosto desse ano, a iniciativa tem o intuito de fortalecer a capacidade de liderança de jovens que participam de projetos voltados para a transformação social.

Criada em 1999, a Academia tem três áreas de atuação: Informação, Formação e Intervenção. Esta última, na qual a entidade se engajou mais recentemente, trabalha na transformação de idéias e projetos em realidades concretas e tem como principal atividade a Incubadora Social de Ação Jovem.

A incubadora visa apoiar jovens empreendedores sociais da região metropolitana de Recife. Os participantes da iniciativa passam por diversas capacitações, além de terem acesso à estrutura física da organização (computadores, Internet, telefone e salas de reunião) e receberem ajuda de custo.

Porém, em algumas experiências já realizadas, constatou-se que alguns grupos envolvidos na incubadora não chegaram aos seus objetivos finais, por dificuldades de relacionamento entre os membros ou falta de comprometimento com o projeto. Em artigo publicado no sítio da Academia [consulte a seção Links desta página, à direita], Angélica Rocha, uma das responsáveis pelo Programa, afirma que "há uma enorme diversidade de níveis de desenvolvimento e amadurecimento que podemos identificar nesses grupos. Perceber essa diversidade significa compreender a necessidade de existirem vários mecanismos de apoio capazes de auxiliar efetivamente os grupos juvenis em sua caminhada".

Dentro desse contexto surgiu a idéia do Programa de Liderança, uma iniciativa que comporá a estrutura de intervenção da Academia e acontecerá em paralelo à Incubadora Social. "O nosso projeto da Incubadora era muito focado na proposta das iniciativas dos jovens. Percebemos que tínhamos de trabalhar no fortalecimento dos grupos", completa Angélica.

Assim, o Programa terá como missão principal estimular e potencializar iniciativas lideradas por jovens que apresentem alternativas para os problemas sociais existentes na comunidade onde vivem, desenvolvendo neles a capacidade de liderança. Para isso, os participantes, em um período de quatro meses, passarão por capacitações, vivências e seminários que abordarão temas como poder, comunicação, ética, trabalho em equipe, planejamento de projetos sociais e políticas púbicas. "A estrutura do programa não está fechada. Queremos que os próprios jovens desenvolvam os conteúdos a serem abordados", diz Angélica.

Vanessa Silva, de 21 anos, faz parte do Coletivo Êxito D´Rua, uma iniciativa que há quatro anos vem utilizando o hip-hop para ajudar jovens em situação de risco. O grupo participou da incubadora e, segundo Vanessa, vai se candidatar também ao Programa de Liderança. "Essas oportunidades são importantes para nós, pois na maioria das vezes não há espaço de articulação para grupos jovens ou para ações que aconteçam de jovens para jovens", acrescenta.

Angélica concorda. Para ela, o jovem é retratado na sociedade e na mídia quase sempre em situações negativas, que envolvam violência ou irresponsabilidade. "Quando não é assim, a idéia de jovem é associada ao futuro e não ao presente", comenta. Isso faz com que idéias com grande potencial que tenham surgido entre os jovens não encontrem linhas de apoio e de financiamento. "O jovem é sempre visto como público alvo e não como construtor da sua própria realidade", lamenta.

Podem participar do Programa Liderança grupos juvenis da região metropolitana de Recife que estejam na fase inicial de desenvolvimento ou implementação de uma proposta de cunho social, cultural, ambiental ou político e que tenham no mínimo três líderes na faixa de 18 a 28 anos de idade. Os grupos interessados deverão enviar, até o dia 31 de maio, um texto de cinco páginas relatando as propostas (as instruções estão no sítio da Academia). Posteriormente acontecerão mais duas fases de seleção nas quais serão escolhidos os grupos participantes. Mais informações pelo telefone (81) 3423-4102 ou pelo correio eletrônico lideranca@academiasocial.org.br.

Giuliano Djahjah Bonorandi

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer