Autor original: Fausto Rêgo
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
Campanha CRIS (http://www.crisinfo.org) - Organizada por um grupo de organizações não-governamentais que trabalham com projetos de mídia, comunicação e informação de todo o mundo, a Campanha CRIS age pelo pleno direito à comunicação, como meio de enriquecer os direitos humanos e fortalecer pessoas e comunidades cultural, econômica e socialmente. Está sendo lançado o capítulo brasileiro da campanha - a CRIS Brasil. No momento, esta iniciativa se articula através de uma lista de discussões. A inscrição pode ser feita em: http://listas.rits.org.br/mailman/listinfo/cris-brasil
Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania (http://www.eticanatv.org.br) - Lançada em 2002 pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados (CDH) e por entidades da sociedade civil de várias partes do Brasil, a campanha se destina a promover o respeito aos direitos humanos nos meios de comunicação por meio do monitoramento crítico dos veículos de comunicação, com destaque para questões éticas sobre a programação das TVs.
Intervozes (http://www.intervozes.org.br) - O Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social) é uma associação civil que tem como objetivo promover a comunicação à condição de bem público e efetivá-la como um direito humano fundamental para a realização plena da cidadania e da democracia.
FNDC (http: a www.fndc.org.br) - O Fórum Nacional pela Democratização da Informação congrega entidades da sociedade civil que lutam pela democratização da informação no Brasil. Neste momento, está envolvido em discussões sobre a revisão de toda regulamentação das comunicações e o processo de abertura da mídia ao capital de empresas e investidores nacionais e estrangeiros.
Comitê Gestor da Internet (http://www.cg.org.br) - Órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, gerenciado por um grupo de voluntários, designado pelo Governo Federal, o CGI tem a responsabilidade de gerir e administrar nomes de domínio, números IP e recursos arrecadados; tráfego de Internet; segurança operacional da rede etc. Definiu padrões importantes para a Internet brasileira, tais como centralização do serviço de distribuição de nomes de domínio, a preservação do domínio ".br" para uso exclusivo dos brasileiros, a interconexão nacional das espinhas dorsais, entre outros. Atualmente está em andamento o processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil para integrarem o CGIbr. Para saber mais, leia a entrevista desta semana.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer