Você está aqui

Compromisso com a inclusão

Autor original: Mariana Loiola

Seção original: Novidades do Terceiro Setor





Compromisso com a inclusão


O que falta no nosso país para que as pessoas com deficiência sejam incluídas efetivamente na sociedade? Diversos setores da sociedade se mobilizam para responder essa questão. No próximo dia 26 de julho, será lançada a Agenda Deficiência, projeto da Rede Saci - Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação e da Fundação Banco do Brasil, que resultará em um documento inédito sobre a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Entidades da sociedade civil, órgãos públicos, empresas, centrais sindicais, partidos políticos e especialistas no assunto participam do projeto. "Esse espaço vai agrupar como nunca representantes de todas as áreas em torno das questões sobre deficiência", diz Ana Maria Caetano Barbosa, supervisora de comunicação da Rede Saci e coordenadora da Agenda Deficiência.

A proposta da Agenda Deficiência é estabelecer um diálogo entre os diversos atores que atuam pela inclusão da pessoa com deficiência, com o objetivo de identificar suas principais dificuldades e estabelecer ações e metas de curto, médio e longo prazos para mudar esse quadro. Assim, será criada uma rede de parceiros e colaboradores que levarão suas experiências e contribuições para o enriquecimento das discussões, de maneira a elaborar em conjunto a Agenda. "Pretendemos agrupar os esforços das diferentes instituições para criar uma política única para pessoas com deficiência", diz a coordenadora da iniciativa.

O projeto está em sintonia com as diretrizes adotadas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade) e pela Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde), que também fornecem apoio técnico ao projeto. "Queremos fomentar uma discussão que gere compromissos de ações favoráveis à inclusão das pessoas com deficiência, para que se tire as leis do papel e se comece a mudar a realidade dessas pessoas", diz Ana Maria.

No evento de lançamento, que será realizado em São Paulo, acontecerá a primeira reunião dos representantes das entidades que oficializaram a sua participação no projeto. Também será lançada a página na Internet da Agenda Deficiência, cujo conteúdo central será o fórum virtual, uma ferramenta que possibilitará as discussões entre os participantes, através de Grupos de Trabalho, e que terá visitação aberta. "Estamos montando uma rede em permanente expansão", enfatiza Ana Maria.

A discussão se dará a partir de documentos internacionais dos quais o Brasil é signatário e outros documentos e dados significativos sobre o assunto. "Também vamos levar em conta as leis que já existem", diz Ana Maria. "Nós temos leis favoráveis e diversos movimentos que apóiam a inclusão da pessoa com deficiência. Por que, então, não acontece essa inclusão? É o que vamos discutir nesse fórum. Vamos avaliar ainda que possibilidades existem para cada instituição para que ocorra de fato a inclusão dessas pessoas".

Ana Maria destaca como um dos temas importantes a serem discutidos a lei que estabelece uma cota de pessoas com deficiência nas empresas: "Que fatores, afinal, fazem com que a lei de cotas ainda tenha pouco sucesso? Acontece que nós estamos numa sociedade em que grande parte das crianças com deficiência está fora da escola. Mas a escola está preparada para receber essas crianças? E a família está preparada para reconhecer que ter algum tipo de deficiência não é motivo de isolamento?", reflete.

Além do documento final, a experiência da Agenda Deficiência também deverá gerar uma publicação maior, ainda não definida, e o fortalecimento da rede. "A gente acredita que os envolvidos darão continuidade às discussões e que o fórum será uma referência para as instituições que trabalham com deficiência", prevê a coordenadora do projeto.

Mariana Loiola

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer