Autor original: Marcelo Medeiros
Seção original:
O dia 31 de julho marca o início da Semana Mundial pelo Aleitamento Materno. As notícias, entretanto, não são boas. Só este ano, 1,3 milhões de vidas poderiam ser salvas se todas as crianças do mundo fossem alimentadas somente com leite materno até terem seis meses de idade. O cálculo é do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
De acordo com o órgão internacional, 10 milhões de crianças morrem anualmente em decorrência de males evitáveis como diarréia e pneumonia. Para a chefe do Unicef, Carol Bellamy, o aleitamento materno não tem sido devidamente estimulado. "Se uma criança falece por causa de uma doença evitável é porque mães e filhos não estão recebendo o apoio que deveriam", afirmou. Segundo o Unicef, somente 39% das crianças de até seis meses são alimentadas somente com leite materno.
O líquido contém todos os nutrientes, anticorpos, hormônios e agentes imunológicos necessários nos primeiros seis meses de vida de uma pessoa. Também a protege de diarréia e infecções respiratórias ao mesmo tempo em que desenvolve o sistema imunológico. De acordo com o Unicef, uma criança alimentada por outras fontes tem chances 25 vezes maiores de morrer de diarréia e quatro de pneumonia do que uma alimentada exclusivamente com leite manterno.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer