Você está aqui

História dos Jogos Paraolímpicos

Autor original: Marcelo Medeiros

Seção original: Notícias exclusivas para a Rets

As primeiras competições voltadas para pessoas com deficiência surgiram nos EUA e na Inglaterra, após a Primeira Guerra Mundial. Muitos ex-combatentes que perderam membros ou a audição participavam delas. Os primeiros jogos internacionais foram realizados na cidade de Stoke Mandeville, na Inglaterra, em 1948. Participaram da competição 14 homens e duas mulheres.

Naquela cidade funcionava o Centro Nacional de Lesionados Medulares do Hospital de Stoke Mandeville, criado para tratar soldados feridos na Segunda Guerra Mundial Lá os médicos adotavam o esporte como parte da reabilitação médica e social dos pacientes, prática pouco difundida até então. O ano de realização dos jogos coincidiu com o da primeira Olimpíada do pós-guerra, cuja sede foi Londres.

A segunda edição dos Jogos de Mandeville, em 52, reuniu 130 atletas de apenas dois países e é considerada pelo Comitê Paraolímpico Internacional a primeira Olimpíada para pessoas com deficiência. Com o sucesso, os jogos da cidade inglesa tornaram-se anuais, mas sem caráter olímpico. A segunda edição da Paraolimpíada teve Roma como sede, mesma cidade que abrigaria a décima sexta Olimpíada em 1960. Os Jogos Paraolímpicos de Roma, com a denominação de Olimpíadas dos Portadores de Deficiência, reuniram 400 esportistas em cadeira de rodas, oriundos de 23 países.

Desde então as Paraolimpíadas são realizadas na mesma cidade e nas mesmas instalações das Olimpíadas - com exceção das edições de 1968, que teve Tel Aviv como sede (os Jogos Olímpicos foram na Cidade do México); 1972, em Heidelberg, Alemanha, (as Olimpíadas foram realizadas no mesmo país, mas na cidade de Munique) e 1980, em Arnhem, Holanda (ano em que os atletas olímpicos competiram em Moscou, na antiga União Soviética). Em 1984 foram realizados dois jogos paraolimpícos: um em Nova Iorque e outro em Stoke Mandeville. As Olimpíadas, por sua vez, foram em Los Angeles.

O número de atletas não parou de crescer, assim como a diversidade. De 400 competidores de 23 países recebidos por Roma em 1960, a quantidade chegou a 4.912 vindos de 104 países, em Atlanta-96 - recorde de participação. Em Sidney 2000, foram 4 mil de 180 localidades, mesmo número de atletas que irão a Atenas, embora os países participantes tenham caído para 143.

Participação brasileira

O Brasil enviou sua delegação pela primeira vez aos jogos de Heidelberg, na Alemanha. A maior equipe será a de Atenas, composta por 99 atletas de 13 modalidades. As primeiras medalhas vieram em 1976, em Montreal, quando Robson Sampaio de Almeida e Luís Carlos "Curtinho" conquistaram a prata na bocha. O maior número de conquistas aconteceu em Seul, em 1988, quando a delegação trouxe para casa 27 medalhas (quatro de ouro, dez de prata e 13 de bronze). Na última edição, em Sidney, foram 22 medalhas (seis de ouro, dez de prata e seis de bronze).

Marcelo Medeiros

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer