Você está aqui

No mundo, 2,6 bilhões não têm saneamento básico

Autor original: Marcelo Medeiros

Seção original:

Aproximadamente 40% da população mundial vive em áreas sem saneamento adequado. A porcentagem corresponde a 2,6 bilhões de pessoas. Um bilhão não possui água segura para beber. As informações são das Nações Unidas.

A meta de desenvolvimento para o milênio estabelecida pela ONU em 2000 era ter no máximo 800 milhões de pessoas vivendo sem água potável e 75% com boas condições de saneamento em 2015. Tanto a Organização Mundial de Saúde quanto a o Fundo Internacional para a Criança (Unicef) demonstram preocupação com esses números e com a lentidão no alcance das metas. As crianças são as mais atingidas por esses problemas. "A crescente disparidade entre os que possuem e os que não possuem, em termos de acesso a serviços básicos, está matando quatro mil crianças por dia. Temos de agir agora, ou o número de mortes crescerá", declarou a diretora executiva do Unicef, Carol Bellamy.

No Brasil, a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, feita com dados de 2000, mostra que 76% da população é atendida pela rede de distribuição de água e 40% pela de esgoto sanitário.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer