Autor original: Mariana Loiola
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
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Até o dia 1º de outubro, a Ashoka Empreendedores Sociais e a McKinsey & Company – consultoria em gestão empresarial – abrem inscrições para o Prêmio Empreendedor Social Ashoka-McKinsey edição 2004-2005. O concurso é voltado para organizações da sociedade civil (OSCs), cooperativas e estudantes universitários de todo o Brasil e tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de negócios inovadores no setor social, aliando sustentabilidade, geração de receitas e impacto social.
O concurso consiste em três etapas eliminatórias nas quais os participantes receberão treinamento para desenvolver, com o apoio de profissionais da McKinsey, um plano de negócio que ajude a diversificar a base de sustentabilidade da organização e não depender apenas da doação de recursos. Os participantes serão selecionados e organizados em equipes formadas por dois representantes de uma organização da sociedade civil e um estudante de curso de ensino superior indicado pela OSC ou selecionado pela equipe organizadora do prêmio.
Após cada treinamento em todas as etapas, as OSCs terão oportunidade de compartilhar suas experiências e buscar soluções para os desafios mais comuns enfrentados no planejamento, na implementação e na gestão de negócios no setor social. Esses encontros, que receberam o nome de círculos de aprendizagem, uma novidade do Prêmio Empreendedor Social Ashoka-McKinsey 2004-2005, acontecerá por meio de atividades para a reflexão e debate sobre práticas, valores e princípios das OSCs que desenvolvem planos de negócio.
Todas as OSCs participantes do concurso terão a oportunidade de capacitar-se no planejamento e gestão organizacionais e de projetos a partir da utilização da ferramenta do plano de negócio; elaborar planos de negócio visando a sustentabilidade de suas instituições e o desenvolvimento social e econômico de suas comunidades; e desenvolver planos de negócio na "linguagem" de potenciais financiadores. Os estudantes poderão ter contato profissional com o setor social e contribuir para o desenvolvimento de negócios com impacto social.
Para a participação no concurso, serão priorizadas OSCs com programas reconhecidos por outras organizações do setor social e com boa infra-estrutura de operação. Na avaliação da descrição de cada negócio será considerado, entre outros requisitos, se a idéia é inovadora e de alto impacto social e se o negócio a ser desenvolvido está alinhado com a missão da OSC. A proposta é diversificar as fontes de recursos, com a criação de um produto ou serviço que gere renda para a organização e a comunidade que ela atinge.
"Se uma ONG da área de saúde comercializa cartões de Natal, a princípio, o negócio tem menos a ver com a sua missão do que se fosse uma ONG ambientalista que trabalhasse com reciclagem e produzisse cartões recicláveis, por exemplo. A não ser que seja uma ONG da área de saúde que trabalhe num hospital e utilize nesses cartões imagens produzidas por pacientes", exemplifica Ane Ramos, assessora do Centro de Competência para Empreendedores Sociais Ashoka-McKinsey e integrante da equipe organizadora do prêmio.
Ao final das etapas, que terão a duração aproximada de nove meses, 10 finalistas serão selecionados e apresentados à comissão julgadora. As três equipes vencedoras receberão prêmios em dinheiro para investimento no projeto, no valor de R$ 45 mil, R$ 30 mil e R$ 15 mil para o primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Os estudantes das equipes vencedoras ganharão viagens para uma cidade brasileira com direito a acompanhante.
O concurso, realizado anualmente desde 1999, não aconteceu em 2003 para que se fizesse uma avaliação das edições anteriores. "Queríamos saber se o Prêmio estava trazendo mudança para as organizações e se elas conseguiram implementar os projetos", afirma Ane.
Foram avaliadas 89 organizações que participaram de todas as etapas. Dessas, 47% chegaram a implementar o projeto. Das finalistas, 58% implementaram seu projeto e 54% geraram renda para o seu público beneficiário. Ane chama atenção para um dado importante sobre o perfil das organizações participantes: "92% tinham a idéia do negócio antes de pensarem em participar do concurso, no qual tiveram a oportunidade de desenvolver sua idéia".
A inscrição para o Prêmio Empreendedor Social Ashoka-McKinsey edição 2004-2005 deverá ser feita até 1º de outubro. Regulamento, manual do participante, ficha de inscrição e informações mais detalhadas estão disponíveis em www.empreendedorsocial.org.br.
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