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Valorização do conteúdo local na rede mundial

Autor original: Luísa Gockel

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor





Valorização do conteúdo local na rede mundial


Como assessor para Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) do Departamento de Desenvolvimento Internacional do governo britânico, o consultor Keith Yeomans ficou conhecido por defender os conteúdos locais como a melhor forma de inclusão das diferentes comunidades na sociedade da informação. Em homenagem a ele, que morreu em março deste ano, a Open Knowledge Network (OKN) e a Global Knowledge Partnership (GKP) estão promovendo a primeira edição do Prêmio Yeomans para Conteúdo Local. O principal objetivo é incentivar projetos e experiências que demonstrem o impacto das TICs nas comunidades e sua eficácia como um mecanismo de valorização da identidade local.

Serão distribuídos quatro prêmios de US$ 2.500, e podem participar trabalhos da África, Ásia, América Latina e Caribe. Todos os projetos sociais que incluam as TICs podem participar, contanto que dêem ênfase ao conteúdo local e não só ao acesso à tecnologia, de acordo com a coordenadora de projetos da OKN, Tori Holmes. "O Prêmio é bastante específico e visa a estimular e reconhecer internacionalmente os trabalhos que demonstrem a possibilidade de transformação nas comunidades que produzem e têm acesso a seus próprios conteúdos", explica. Segundo Tori, conteúdo local pode ser entendido como os conhecimentos próprios ou adaptados de uma comunidade, seja ela geográfica, cultural, lingüística ou criada através de um interesse comum. Outro conceito que deve ser compreendido é o de tecnologia. "Estamos falando sobre uma coisa muito ampla e por isso é importante incluir as palavras "da informação e comunicação", pois não estamos só pensando em computadores e Internet, mas também em rádio, jornal, televisão etc", esclarece Tori.

A coordenadora explica que dentro das comunidades há muitos recursos próprios que sofrem o impacto da chegada da globalização. Um dos objetivos do Prêmio é fortalecer os sistemas de aprendizagem local para promover o desenvolvimento sustentável em nível social, cultural e econômico. A idéia é divulgar as experiências que forem bem-sucedidas neste sentido. "Cada contexto requer uma solução diferente, mas é preciso compartilhar as metodologias, os fracassos e os sucessos para aprendermos juntos", acredita. Um exemplo prático citado por Tori de que as TICs não valorizam as identidades locais é o fato de a Internet ter poucos conteúdos em idiomas regionais e que tenham relevância para as comunidades carentes. "Muitas vezes, as pessoas não necessariamente vão se reconhecer ao navegar na rede. Este auto-reconhecimento é importante para que aproveitem e se apropriem da ferramenta tecnológica", explica.

Além da valorização da cultura de cada povo, as TICs podem contribuir para a delimitação do espaço das comunidades na "aldeia global". "Muitas vezes as comunidades já estão conectadas de alguma forma. O que os conteúdos locais podem oferecer é mais voz no diálogo global", afirma. Um dos trunfos desses projetos é, segundo Tori, a forte participação dos jovens, o que faz com que o conhecimento tradicional sobreviva mais facilmente. "Os jovens representam o futuro da comunidade. Eles costumam improvisar, são criativos e aprendem rápido", enfatiza.

Um fator que pode determinar o sucesso de um projeto é garantir um espaço importante para os jovens e fazer com que percebam o seu lugar dentro da comunidade e no mundo. Tori cita como um exemplo interessante de trabalho o de experimentação dos jovens com tecnologias, como rádio e Internet.

Os principais critérios de julgamento do Prêmio Yeomans serão: dar ênfase ao conteúdo local e usar alguma variedade de tecnologia da informação e comunicação para a difusão e a partilha dos conteúdos; ser liderado, aceito e valorizado pela comunidade; ter um enfoque progressivo de gênero, incluir uma discussão sobre a sustentabilidade da iniciativa e demonstrar inovação e originalidade. Além disso, é desejável, mas não necessário, que os trabalhos incluam as perspectivas dos jovens. O resultado desse esforço será, segundo Tori, a comprovação de que existem muitos projetos trabalhando com conteúdos locais e com uma diversidade enorme de enfoques.

As inscrições podem ser feitas até 31 de outubro através do formulário disponível em www.globalknowledge.org.

Luísa Gockel

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