Autor original: Marcelo Medeiros
Seção original:
Os povos indígenas obtiveram poucos avanços em relação ao respeito a seus direitos nos últimos dez anos. A conclusão é de Rodolfo Stavenhagen, relator das Nações Unidas para povos índigenas, que entregou na última semana documento sobre a situação dos índios do mundo de 1994 a 2004.
De acordo com o relatório, as populações indígenas continuam a viver em condições abaixo da média do resto dos países que habitam, têm pouco acesso à Justiça, e suas terras são cadas vez menores. Stavenhagen afirma que em alguns locais houve avanços, mas que a discriminação ainda é comum em todas as partes. "Povos indígenas pelo mundo afora costumam ficar entre os setores mais marginalizados e sem posses das sociedades, pois enfrentam preconceitos enraizados. Apesar da existência de legislações protetoras, seus direitos são freqüentemente negados", declarou o relator na Assembléia Geral das Nações Unidas.
Para ele, o acesso a recursos naturais por pessoas de fora é a principal causa de descontentamento dos índios, que são obrigados a deixarem suas áreas para dar espaço a grandes projetos econômicos como barragens.
Mais informações (em inglês) sobre o relatório em www.un.org/rights/indigenous/mediaadv.html.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer