Autor original: Marcelo Medeiros
Seção original:
A Anistia Internacional está preocupada com a violência nas comunidades de Vigário Geral e Parada de Lucas, na zona norte do Rio de Janeiro. Em comunicado emitido no dia 7 de outubro, a entidade afirma que se as autoridades não tomarem medidas imediatamente para conter o confronto entre quadrilhas rivais de traficantes, haverá um "banho de sangue" que levará a vida de muitos inocentes.
"Apesar de sua presença na área, parece que a polícia do Rio não está tentando reaver o controle das favelas de Vigário Geral e Parada de Lucas, apesar das claras ameaças á população civil. As razões para essa falta de ação não estão claras", declarou a Anistia.
Os traficantes das duas comunidades se enfrentam há mais de 20 anos. No domingo (3 de outubro), várias famílias de Vigário Geral foram expulsas de suas casas por traficantes de Parada de Lucas por supostamente terem ligação com os traficantes locais. Desde então acontecem tiroteios nas comunidades e mais pessoas são desalojadas.
A Anistia Internacional monitora a situação em Vigário Geral desde a chacina que marcou a comunidade, em 1993. Na ocasião, 21 pessoas foram assassinadas por policiais.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer