Você está aqui

Queniana recebe Nobel da Paz

Autor original: Marcelo Medeiros

Seção original:

Por sua contribuição ao desenvolvimento sustentável, à democracia e à paz, a queniana Wangari Maathai, 64, recebeu no dia 7 de outubro o Prêmio Nobel da Paz. Ela é a primeira africana a ser indicada como vencedora.

Fundadora do Movimento Cinturão Verde (Green Belt Movement) e atual ministra-assistente de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Vida Selvagem do Quênia, Maathai mobiliza mulheres pobres de seu país em atividades ecológicas e defesa dos direitos humanos. Seu movimento, por meio de educação, planejamento familiar, nutrição e luta contra a corrupção, tem colaborado para a melhoria das condições de vida no país africano. Também chamou a atenção para a repressão polìtica existente no Quênia.

"Acreditamos que Maathai é uma forte voz falando pelas melhores forças da África para promover a paz e boas condições de vida no planeta. Ela é um exemplo e fonte de inspiração", justificou o Comitê Norueguês do Nobel.

A ativista já recebera diversas outros prêmios. Entre eles o de "Mulher do Ano", oferecido pelas Nações Unidas em 1989, e o de liderança na África, também da ONU, em 1991. A queniana, que se declarou "muito emocionada" com o Nobel, receberá US$ 1,3 milhão.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer