Autor original: Marcelo Medeiros
Seção original:
Vinte e cinco anos depois da adoção de um tratado sobre os direitos das mulheres, nenhum país conseguiu atingir igualdade total entre gêneros tanto na lei quanto na prática. O anúncio foi feito ontem pelo Comitê de Observação da Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra Mulheres, criada em 1979, nas Nações Unidas.
O órgão afirmou que em muitos dos 178 países signatários da convenção ainda há leis discriminatórias. Em outros, apesar da legislação promover a igualdade, ainda há discriminação no dia-a-dia. Os maiores problemas estariam nas leis relacionadas ao casamento, divórcio, direito a herança, posse de terras e acesso a crédito.
”A convenção permanece como o instrumento mais sólido do trabalho por uma verdadeira igualdade de gênero em casa, na comunidade e na sociedade; e para a liberação frente à discriminação, se feita pelo Estado ou qualquer pessoa, organização ou empresa”, ressaltou a secretária-geral do comitê, Louise Fréchette. Ela disse ainda que houve avanços desde 1979, mas lembrou que ainda há muito a ser feito.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer