Você está aqui

Tirando os acordos do papel: um manual para jovens avaliarem a política nacional de juventude

Autor original: Fausto Rêgo

Seção original:





Tirando os acordos do papel: um manual para jovens avaliarem a política nacional de juventude


Produzido pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, este documento pretende ser uma ferramenta de apoio para que organizações que trabalham com jovens consigam implementar as ações previstas no Programa Mundial de Ação para a Juventude (PMAJ). Além de conter métodos de avaliação do progresso destas ações, o manual procura mostrar como é possível incrementar o trabalho futuro dessas organizações.

O Grupo Interagir colaborou com a tradução do manual e coordena nacionalmente o processo de avaliação. Pessoas e organizações interessadas em realizar essa avaliação podem entrar em contato pelo endereço eletrônico politica@interagir.org.br. O relatório final com a avaliação brasileira deve ser encaminhado para o Programa de Juventude da ONU até dezembro.

Veja a seguir o texto que apresenta a publicação, que está disponível na íntegra na área de downloads desta página.


O que é o manual?


Este Manual foi criado para organizações nacionais de juventude e/ou pessoas que trabalham com juventude. Pode ser usado como ferramenta para:

• Definir o progresso do seu país na implementação dos objetivos do PMAJ;

• Priorizar o trabalho da sua organização baseado nas suas descobertas;

• Iniciar ações no âmbito nacional.

Este Manual deve ser utilizado como uma forma inicial de pesquisa das ações do seu governo e sociedade civil para a promoção de uma melhor qualidade de vida para os jovens desde 1995.

Além de conter métodos de avaliação do progresso destas ações, o Manual contém ferramentas concretas para incrementar o trabalho futuro da sua organização. Desta forma, esperamos que você possa utilizar estas informações e que receba este Manual como um bom recurso para a sua Organização.

Por que este manual?

A Assembléia Geral, em 2005, irá revisar a situação do jovem e conquistas relacionadas com a implementação do PMAJ. Em 2005 o PMAJ faz dez anos, o que determinou a definição desta data para a avaliação.

Visando preparar uma reunião da Assembléia Geral especial, a Secretaria da ONU estará avaliando o progresso obtido na implementação das ações do PMAJ nas suas dez áreas prioritárias, assim como nas cinco áreas de preocupação adicionais, acordadas pela Assembléia Geral em 2003 (veja “A Agenda Jovem da ONU” p. 3 para maiores informações).

Este Manual foi criado para permitir que o jovem e as organizações de juventude colaborem com esta avaliação, sendo sua participação vital para a realização de uma efetiva avaliação do PMAJ em 2005.

Objetivos

Os objetivos deste Manual são:

• Ser uma ferramenta para os jovens e organizações de juventude através da qual podem avaliar as conquistas e desafios nacionais e locais (âmbito comunitário) na implementação das metas do PMAJ;

• Fornecer à Secretaria da ONU uma forma efetiva de coletar informações dos jovens de todo o mundo, visando apresenta-las à Assembléia Geral em 2005 com uma avaliação do PMAJ que reflita o sentimento da juventude.





A Rets não se responsabiliza pelos conceitos e opiniões emitidos nos artigos assinados.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer