Você está aqui

Tortura Nunca Mais pede abertura de arquivos da ditadura

Autor original: Marcelo Medeiros

Seção original:

O Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro está pedindo aos internautas que enviem mensagens a representantes do Poder Executivo para pressionar as autoridades a abrir os arquivos relativos à repressão no regime militar e também a anular o decreto 4.553, de 27 de outubro de 2002. O decreto amplia os prazos de segredo de documentos oficiais e torna os classificados como "ultra-secretos" papéis de sigilo eterno.

Em nota, o Tortura Nunca Mais afirma ser "inadmissível e inaceitável que, passados 40 anos do golpe militar, continue sendo negado aos cidadãos de nosso país o direito de conhecer a sua história e apurar todos os crimes praticados em nome da 'segurança nacional'".

O pedido de envio de mensagens foi feito logo após a divulgação, na imprensa, de fotos que seriam do jornalista Vladimir Herzog, assassinado quando estava preso pelos militares. A entidade pede que sejam enviadas mensagens para a Presidência (para o correio eletrônico pr@planalto.gov.br), o Ministério da Justiça (em www.mj.gov.br/faleconosco) e o Ministério da Defesa(em ministro@defesa.gov.br).

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer