Você está aqui

De voluntário para voluntário

Autor original: Marcelo Medeiros

Seção original: Novidades do Terceiro Setor





De voluntário para voluntário


O Portal do Voluntário lançou no fim de outubro uma nova área em seu site, a V2V. A sigla vem do inglês Volunteer to Volunteer, que, em português, significa “De Voluntário para Voluntário”. O V2V é um serviço gratuito que facilita a busca de vagas em instituições sociais, a troca de experiências sobre formas de voluntariado e ainda tem espaço para a construção de fóruns e de promoção de eventos.

“É uma criação brasileira”, comemora Bruno Ayres, diretor do Portal do Voluntário. “Chegamos à conclusão de que é preciso estimular o trabalho voluntário por intermédio de outras pessoas, além do feito em instituições”, diz. Segundo Ayres, as entidades do terceiro setor - que também podem se cadastrar no site - não têm capacidade de absorver a quantidade de gente disposta a prestar serviços gratuitamente.

Entrar no V2V é simples. Basta inserir nome e um endereço eletrônico. Ao fim dessa etapa, o usuário ganha uma página onde explica quem é ele, o que faz e o que pode oferecer. Essas informações podem ser vistas pelos visitantes da página do V2V, dividida em quatro seções – ações, oportunidades, relatos e galeria. Em cada uma delas, os usuários cadastrados podem inserir informações livremente sobre o trabalho que desempenham e interagir trocando idéias sobre novas formas de atuação.

Na seção “galeria” estão hospedadas as páginas pessoais dos voluntários e das instituições que pretendem oferecer atividades ou divulgar vagas. Na tarde de sexta-feira, 5 de novembro, já havia 280 cadastros, número que surpreendeu Ayres: “esperávamos chegar a 280 usuários muito depois”. O serviço está funcionando desde 27 de outubro e tem atraído gente como a Associação Projeto São Pivete, de Fortaleza (CE). A entidade utiliza o V2V para divulgar a 16a edição da corrida rústica que organiza para arrecadar alimentos para crianças do bairro Carlito Pamplona, na capital cearense, e também para explicar sua missão.

O criador da corrida, Henrique Jorge Silva, aproveitou para entrar em contato com o montanhista Marcus Soares Santos, do Rio de Janeiro. “Seria interessante manter-nos em contato sempre, pois nossas práticas são bem próximas”, escreveu para Santos, que se diz disposto a aprender e desenvolver conhecimentos em primeiros socorros e resgate em montanhas. Santos também faz parte do grupo Resgate e Salvamento em Ambiente de Montanha, que, por sua vez, está procurando voluntários para suas atividades.

Esses são alguns exemplos de como as pessoas podem interagir utilizando a novidade, que possui um sistema anti-fraudes. Como o cadastro é gratuito e aberto a qualquer pessoa, sempre há a possibilidade de pessoas mal-intencionadas difundirem informações falsas. Para evitar que esse tipo de coisa aconteça, o V2V possui uma equipe que acompanha a inserção de novos conteúdos. Quando algo que não se encaixa no perfil da página é publicado, o usuário recebe um pedido de alteração de conteúdo. “Isso já aconteceu e o participante entendeu nosso pedido. Concordou que o curso por ele oferecido não tinha a ver com nosso objetivo e retirou o anúncio”, lembra Bruno Ayres.

Porém, com o crescimento da rede, é provável que o acompanhamento se torne mais difícil. Por isso, os usuários também podem denunciar irregularidades. Há ainda um estímulo à participação no sistema, que mostra com maior freqüência aqueles que trocam mensagens e publicam ações com mais intensidade.

A idéia de fazer uma página onde os voluntários pudessem se reunir partiu da constatação de que a quantidade de pessoas dispostas a fazer algo era maior do que a de entidades que contratam voluntários. “Há uma noção de que o voluntariado só pode ser feito em quatro paredes, em instituições. Isso está errado, esse tipo de trabalho é quase natural”, diz Ayres.

A novidade já foi apresentada na Conferência Nacional de Voluntariado dos Estados Unidos, realizada em julho, e na 18a Conferência Mundial de Voluntariado da Associação Internacional para Esforços Voluntários, realizada durante o Fórum Barcelona 2004, em agosto. Em ambas obteve bastante sucesso.

Marcelo Medeiros

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer