Você está aqui

IBGE divulga Indicadores de Desenvolvimento Sustentável

Autor original: Marcelo Medeiros

Seção original:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou ontem o resultado final dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável. A publicação tem informações nas áreas social, econômica, institucional e ambiental. A maioria dos índices apresentaram melhoras em relação às últimas pesquisas.

O estudo mostra que o Brasil vem reduzindo rapidamente o uso de substâncias destruidoras da camada de ozônio. O consumo de CFC, por exemplo, caiu de 11,1 mil toneladas em 1992, para 4,3 mil toneladas em 2003. O gás é utilizado em refrigeradores, aerossóis, solventes e extintores de incêndio.

Outra boa notícia é que o número de doenças causadas pela falta de saneamento - como diarréias, hepatite A, febres entéricas e dengue - está diminuindo. Em 1993 ocorreram 730 internações por cem mil habitantes; enquanto em 2002 houve 375 internações.

Por outro lado, o Coeficiente de Mortalidade por Homicídios mostra que há mais assassinatos hoje em dia do que há dez anos. Ocorreram 19,21 homicídios a cada 100 mil habitantes em 1992 e, em 2001, foram 27,84.

A íntegra da pesquisa pode ser acessada no endereço www.ibge.gov.br.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer