Você está aqui

Empresa italiana devolve terras a indígenas na Argentina

Autor original: Marcelo Medeiros

Seção original:

A empresa de moda Benetton vai devolver 2500 hectares de terra a índios mapuche da Argentina ainda este ano. O objetivo é acabar com protestos a favor dos direitos indígenas que têm arranhado sua imagem na Europa. O anúncio foi feito ontem pelo presidente da companhia, Luciano Benetton. O magnata italiano afirmou que colocará as terras à disposição do prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, personalidade argentina que tem levado adiante a campanha pela devolução do território junto a entidades de defesa dos direitos indígenas.

Esquivel já havia acusado a Benetton de ter “a mesma mentalidade dos conquistadores”. A empresa é uma das maiores proprietárias de terras da região da Patagônia, de onde tira 10% da lã utilizada em suas roupas. A maior parte do território da corporação na Argentina foi conseguida depois de uma campanha militar feita no fim do século XIX na qual muitos indígenas morreram. As terras pertenciam à Compania de Tierras Sud Argentino, fundada naquela época e comprada em 1991 pela italiana.

O caso veio à tona há dois anos quando um casal mapuche ocupou uma fazenda na província de Chubut com seus quatro filhos. Dois meses depois de se estabelecerem, os indígenas foram expulsos pela polícia por determinação da Justiça. Ativistas afirmam que o direito ancestral dos mapuche deve prevalecer perante o contrato de propriedade da Benetton. Porém, em maio, um juiz confirmou a posse da empresa sobre as terras, o que reanimou a discussão.

Em nota, a empresa afirma que os 2500 hectares “de boa qualidade e produtividade” foram postos à disposição de Esquivel por causa de “sua reconhecida integridade e profundo conhecimento da situação da Patagônia” e que caberia ao Nobel da Paz dar o melhor uso ao terreno. Ele já havia enviado cartas e escrito artigos em diversos jornais europeus comentando o assunto.

A Fundação para o Serviço da Paz e da Justiça, presidida pelo ativista, respondeu à doação dizendo que “ninguém pode ser dono de terras que sempre pertenceram aos Mapuche. Suas preocupações chegaram à Itália e eles são os únicos que podem aceitar ou não essa oferta”.

A Benetton possui 900 mil hectares, incorporados em 1991, quando a empresa comprou a Compania de Tierras Sud Argentino. Atualmente, 600 pessoas criam 280 mil ovelhas na área, que já consumiu US$ 30 milhões em pesquisa genética, desenvolvimento, reflorestamento, mineração e projetos sociais e culturais. Nos últimos anos, foi encontrado ouro na propriedade.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer