Autor original: Marcelo Medeiros
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
![]() | ![]() |
Pela quarta vez, a BrazilFoundation vai financiar médios e pequenos projetos de organizações não-governamentais no Brasil voltados para educação, saúde, direitos humanos, cidadania e cultura. O edital de seleção já está na página da entidade (ver link ao lado). O orçamento de cada iniciativa não deve superar US$ 10 mil (aproximadamente trinta mil reais), pois este será o valor disponibilizado durante um ano. As propostas serão aceitas até 15 de dezembro e os recursos serão liberados apenas em julho de 2005. Não é preciso apresentar contrapartida financeira. O objetivo do financiamento é incentivar projetos novos ou já em andamento que contribuam para a melhoria da realidade social brasileira.
Cada entidade pode apresentar apenas um projeto, que deve ter impacto direto na comunidade onde for desenvolvido, fortalecer e criar lideranças e estabelecer um modelo que possa ser aplicado por outras organizações, além de ser capaz de influenciar políticas públicas. A BrazilFoundation alerta aos interessados no financiamento que não apóia projetos com foco somente em serviços médicos, como a construção de ambulatórios ou hospitais, viagens e conferências, construção de abrigos, pesquisa, publicações, construção ou restauração de veículos, organização de eventos ou inclusão digital.
O formulário de inscrição pede uma breve descrição do projeto e dos problemas sociais da área onde será realizado. É preciso ainda dizer qual será o público atendido e em que locais será aplicado. Além disso, a BrazilFoundation pede à ONG proponente informações sobre o que a proposta representa para a entidade. O documento ainda requere uma previsão do número de pessoas envolvidas no projeto, da estrutura necessária e das metas quantitativas, bem como um breve texto mostrando o que será feito para os objetivos serem atingidos. Também é preciso apresentar um orçamento detalhado do projeto.
Após o recebimento das propostas, aproximadamente 40 delas serão selecionadas pela equipe da BrazilFoundation, que vai conferir de perto o trabalho das organizações proponentes. “Precisamos saber como elas agem de verdade”, diz a vice-presidente da entidade, Suzanne Worcman. Dessas, cerca de 25 serão selecionadas. Entre os critérios de seleção estão o potencial de sustentabilidade do projeto após o período de financiamento e o impacto que a iniciativa poderá provocar no lugar onde é realizada. Após o recebimento dos recursos, as organizações deverão prestar contas trimestralmente sobre os gastos e o andamento das atividades.
Todas as propostas pré-selecionadas serão integradas ao banco de dados da BrazilFoundation. As informações de todas as entidades ficam disponíveis no site da financiadora. “Mesmo que elas não recebam financiamento nosso, outras entidades ou pessoas podem aproveitar esses dados e estabelecer parcerias”, lembra Worcman. A vice-presidente também recorda que a BrazilFoundation não oferece apenas recursos financeiros: procura dar apoio administrativo e de comunicação aos projetos.
A BrazilFoundation foi fundada em 2000 e já financiou 46 projetos sociais. A quantidade de financiamentos cresceu bastante ao longo dos anos. O primeiro edital selecionou quatro propostas. No ano seguinte, 2002, já foram 17. No mais recente, em 2003, 25 iniciativas conseguiram recursos. Todos podem ser conhecidos no site da fundação. Os recursos são obtidos por meio de doações feitas por brasileiros residentes nos EUA e norte-americanos – e também vêm crescendo ao longo dos anos. Todo ano a entidade promove eventos para mostrar os resultados dos projetos selecionados e arrecadar recursos.
Para se inscrever no processo de seleção, a entidade interessada deve ler o edital e o formulário, que podem ser encontrados em www.brazilfoundation.org. O documento deve ser enviado para a Av. Calógeras, 15/13º andar, Centro, Rio de Janeiro.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer