Você está aqui

Foram destruídas 37 milhões de minas terrestres no mundo

Autor original: Marcelo Medeiros

Seção original:

Desde 1999, 37 milhões de minas terrestres foram destruídas no mundo. A informação está contida no relatório “Monitor de Minas 2004: rumo a um mundo sem minas”, lançado esta semana pela Campanha Mundial pelo Banimento de Minas Terrestres. Os resultados são bons.

O relatório mostra que o comércio legal desse tipo de armamento no mundo praticamente acabou e que mais de 1100 Km2 de áreas minadas foram limpas e não apresentam mais perigo. Na maioria dos países com minas enterradas, o número de vítimas caiu bastante. Atualmente apenas quatro governos admitem o uso desse tipo de armamento, 11 a menos do que em 1999. “O Tratado de Banimento de Minas já provou ser mais do que belas palavras. Está fazendo diferença real ao salvar vidas ao redor do mundo”, comemora Mary Wareham, coordenadora global do Monitor de Minas Terrestres, iniciativa que reúne diversas ONGs.

Por outro lado, o progresso tem sido freado pelo uso de minas antipessoais por forças oficiais de Burma, Geórgia, Nepal e Rússia, além da decisão do governo dos EUA de abandonar os esforços para ratificar o tratado e do da Finlândia, de adiar sua adesão.

Desde a última edição do relatório, nove países aderiram ao tratado. Entre eles estão Burundi e Sudão, cujos territórios possuem muitos explosivos terrestres. Além dos EUA e da Finlândia, alguns países do Oriente Médio e muitas das antigas repúblicas soviéticas se recusam a ratificar o tratado. Os EUA são o único país a anunciar que pretende manter minas antipessoais indefinidamente em estoque.

O Brasil é signatário desde 1997 e ratificou o acordo dois anos depois. Não há áreas minadas no país, mas o relatório alerta para o perigo do comércio ilegal de armas e para a grande quantidade de minas estocadas para treinamento militar. Em abril deste ano, minas foram apreendidas pela polícia com traficantes em uma favela da zona norte do Rio de Janeiro. O Exército guardava, no fim de 2003, 17 mil bombas terrestres, que seriam destruídas até 2009 em treinos das tropas. Essa é a maior quantidade de minas guardadas para treinamento no mundo.

O relatório do Monitor de Minas Terrestres está disponível em www.icbl.org/lm/2004.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer