Você está aqui

Apoio à cultura local

Autor original: Mariana Loiola

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor





Apoio à cultura local


Pequenos projetos culturais de todo o Brasil têm a chance de participar do processo de seleção do Programa de Desenvolvimento Cultural, promovido pelo Centro Cultural do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa tem como objetivo apoiar projetos pontuais de instituições sem fins lucrativos que contribuam para a preservação e restauração do patrimônio histórico cultural, ajudem na formação de gestores culturais ou promovam a recuperação de tradições e o desenvolvimento de manifestações artísticas - tais como artesanato, artes visuais e plásticas, música, dança, teatro, literatura ou qualquer outra área de expressão cultural que beneficie o desenvolvimento individual e comunitário e a sustentabilidade. As inscrições para o programa estarão abertas até o dia 31 de janeiro de 2005.

As propostas selecionadas receberão de US$ 3 mil a US$ 10 mil. Como o programa busca não apenas impulsionar pequenos projetos culturais, mas também promover sua sustentabilidade, o projeto apresentado deve ter uma contrapartida não inferior a um terço da quantia solicitada. "O programa não contempla todo o projeto. É para complementar os recursos", esclarece Rodrigo Medeiros, assessor do centro de informações ao público do BID no Brasil. De acordo com Rodrigo, nesta edição deverão ser selecionados dois ou três projetos.

Impacto social

O Programa de Desenvolvimento Cultural, criado em 1994, destina-se a apoiar projetos com impacto social nos países da América Latina e do Caribe que sejam membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Também visa a reconhecer e estimular as atividades de centros de desenvolvimento cultural que divulguem experiências institucionais ou comunitárias com potencial para serem disseminadas em âmbito local e regional.

Segundo Rodrigo, é fundamental que a comunidade esteja envolvida e empenhada no projeto. "O impacto que nós esperamos é o envolvimento das pessoas", enfatiza. Foi o caso do projeto da Waku’mã, de Rondônia, selecionado na última edição do programa. O projeto consistiu em uma oficina de produção artesanal de indumentária para o Auto Folclórico Boi-Bumbá, a fim de promover o resgate da cultura da região. Os outros dois projetos selecionados – do Alumiar, no Pará, e do Centro Nacional de Projetos e Estudos, no Rio de Janeiro – também utilizaram oficinas para valorizar a identidade cultural local. O primeiro envolveu alunos de ensino médio em atividades socioeducacionais e o segundo ofereceu aulas de dança e música para crianças e adolescentes.

Além de oficinas, outras atividades também podem ser financiadas, como produções de festivais, concertos, seminários e montagens de peça teatral, por exemplo. "O programa não fecha as possibilidades, pois as atividades dependerão da especificidade de cada região", garante Rodrigo.

Para saber como se inscrever para o programa, basta escrever para cip@iadb.org.

Mariana Loiola

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer