Autor original: Marcelo Medeiros
Seção original:
Começou a funcionar no dia 9 de dezembro, em Brasília, o Centro Regional de Treinamento em Segurança Pública para a América Latina e o Caribe (Cespalc). A unidade é uma iniciativa do governo federal e da Organização das Nações Unidas (ONU). Seu objetivo é melhorar a qualificação de profissionais de segurança pública, estimular a implementação de policiamento comunitário, investir na modernização dos sistemas de gestão e reestruturar as guardas municipais. É a primeira experiência do tipo no mundo.
A criação do Cespalc é parte do Projeto Segurança Cidadã, que pretende integrar todos os órgãos de segurança pública, outras instituições estatais, organizações empresariais e entidades da sociedade civil.
O funcionamento do Cespalc está centralizado na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, mas conta com a participação direta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e do Centro Regional das Nações Unidas para a Paz, o Desarmamento e o Desenvolvimento na América Latina e no Caribe (UN-Lirec), encarregado do controle de armas, explosivos e munições.
Dados do Pnud mostram que o Brasil responde por 11% dos homicídios em todo o planeta. Cerca de 40 mil pessoas morrem anualmente no país por causa do uso de armas de fogo.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer