Autor original: Italo Nogueira
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
![]() | ![]() |
Seguindo a tendência de profissionalização em gestão do terceiro setor, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) promove em 13 estados do país, pelo segundo ano consecutivo, o curso Formatos Brasil. Voltado para organizações de base comunitária, o curso é gratuito e pretende capacitar administradores dessas entidades para a elaboração de projetos, o empreendedorismo social e a criação de redes sociais.
O Senac conta com as parcerias da Fundação do Banco do Brasil, do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo e da Universidade Johns Hopkins, que ofereceu a capacitação para os professores dos Senacs de todo o país. O curso é dividido em três etapas: Introdução à Gestão do Terceiro Setor; Ferramentas de Gestão e Capacitação em Redes ou Empreendedorismo Social (o Senac de cada estado definirá qual será o tema da terceira etapa). O Formatos Brasil pretende oferecer uma opção às pessoas que não têm acesso à formação universitária e formar multiplicadores nas regiões do programa. Para participar é necessário representar alguma organização comunitária.
O Formatos Brasil nasceu do Formatos 500, curso de estrutura semelhante oferecido a 500 líderes comunitários em São Paulo (SP). "O Senac oferecia curso com 30 a 40 vagas, mas recebia inscrições do país inteiro", comenta Sérgio Oliveira, gestor do programa. No ano passado, o treinamento atendeu 563 organizações de todo o Brasil. "A meta neste ano é alcançar 5 mil entidades. Como cada ONG atende, em média, 500 pessoas, o programa pode atingir mais de 2 milhões de pessoas".
A estrutura do curso oferece ferramentas para a elaboração de projetos e de gestão das organizações comunitárias. Sérgio Oliveria comenta que uma amostra do resultado pode ser visto no projeto Inteirado no Meio Ambiente, da ONG Fala Preta!, desenvolvido durante o Formatos 500, no Senac São Paulo (SP), que capacita jovens de 16 a 24 anos para atuar na defesa do meio ambiente, em coleta seletiva de lixo reciclável, paisagismo e jardinagem, além de formar agentes ambientais comunitários.
Com o objetivo de atender um maior número de ONGs, o Senac Pará estabeleceu uma parceria com o Programa de Articulação pela Cidadania (PAC), do governo do estado do Pará. O objetivo da parceria é fortalecer a integração entre as organizações do estado, fazendo com que o curso tenha na terceira etapa a Capacitação em Redes. O objetivo é contemplar 210 organizações, com cerca de 105 mil beneficiados indiretos. O intercâmbio entre as instituições paraenses também será reforçado pela criação do Fórum Paraense do Terceiro Setor, realização conjunta também do Senac, do PAC e do governo do Pará. A meta, divulgada no site do Fórum, é "estabelecer um canal permanente de aperfeiçoamento técnico e profissional de todos os que atuam no terceiro setor e, também, dos que desejam participar de sua construção e crescimento".
Embora o programa tenha se espalhado pelo país, o Senac São Paulo continua sendo a referência do projeto, tendo participado, por exemplo, da formação da parceira entre o Senac Pará e o PAC. Para Sérgio Oliveira, a idéia de descentralizar o Formatos Brasil vem da necessidade de formar multiplicadores, para que a experiência não se limite às ONG paulistas. "Logo no Formatos 500, em 2003, veio uma entidade de Pernambuco para participar. E ficaram hospedados em uma comunidade da capital. Daí a necessidade de cada estado ter uma sede para o curso".
A data limite para as inscrições ainda não foi divulgada, mas, de acordo com Sérgio Oliveira, o prazo deve se estender até o fim de março, em alguns estados, e até o início de maio, em São Paulo.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer