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Pequenas escolhas, grandes transformações

Autor original: Joana Moscatelli

Seção original: Os mais interessantes e ativos projetos do Terceiro Setor





Pequenas escolhas, grandes transformações
Akatu

Pequenas ações cotidianas, simples mudanças de comportamento e de atitude podem contribuir para grandes transformações na sociedade. O consumo, ao contrário do que muitos pensam, não tem implicações somente econômicas, como um ato alienado e inconsciente que visa apenas a saciar os desejos de um indivíduo. O ato de consumir pode - e deve - tornar-se uma atitude cidadã, na medida em que as pessoas começarem a tomar consciência do impacto de suas escolhas em suas próprias vidas, na sociedade e no meio ambiente.

É o que pretende mostrar o Centro de Referência Akatu pelo Consumo Consciente, lançado em abril pelo Instituto Akatu. A idéia é conscientizar as pessoas de que, através de suas escolhas diárias, a pessoa que consume conscientemente pode ajudar a construir uma sociedade mais justa e sustentável.

O Centro de Referência é um banco de dados inédito no Brasil, que disponibiliza através de uma página na Internet uma ampla gama de informações sobre o consumo consciente e a responsabilidade social empresarial. A iniciativa busca aprofundar o conhecimento, por parte de cidadãos e cidadãs, acerca dos impactos do ato de consumo sobre a sociedade e o meio ambiente, orientando escolhas conscientes para compra, uso e descarte de produtos e serviços.

Para o Instituto Akatu, além de determinar que tipos de empresas existem em uma sociedade, a pessoa que consome de forma consciente pode estabelecer novos padrões de comportamento. “O consumidor consciente, com seu poder de escolha, pode determinar que tipo de empresas ele quer na sua sociedade e, como formador de opinião, estabelece comportamentos que deverão ser seguidos pelos outros. Se ele preferir os produtos daquelas empresas que trazem benefícios, ajudam a preservar o ambiente e investem em ações sociais, ajudará a criar um mundo melhor não só para ele, mas para todas as pessoas”, avalia Márcia Régis, gerente de Comunicação e Gestão de Conhecimento do Instituto Akatu.

Ainda segundo Márcia, é no final da década de 90 que o adjetivo “consciente” para os hábitos de consumo entra em voga no Brasil. A população começa a refletir de forma mais coerente sobre seu próprio ato de consumo, percebendo que suas escolhas são um forte instrumento de poder. Ações como coleta seletiva de lixo, reciclagem, campanhas contra o desperdício de água, de energia, de alimentos e papel começam a demonstrar uma maior conscientização ambiental e social.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2001 pelo Instituto Ethos, mais de 60% dos consumidores brasileiros consideram que é função das grandes empresas “ajudar ativamente a construir uma sociedade melhor para todos”. Os consumidores passam a considerar as empresas agentes sociais cuja responsabilidade vai além da geração de produtos, empregos e impostos, mas inclui também o bem-estar da sociedade.

Dessa forma, ações de responsabilidade social das empresas adquirem importância para os consumidores, exigindo das empresas mudanças de padrões e de relacionamentos. Conhecer a empresa em que compra seus produtos passa a ter uma importância fundamental para o consumidor consciente. Através do serviço Akatu de Empresas e Produtos, o Centro de Referência disponibiliza informações sobre empresas brasileiras, suas marcas e os diversos estágios das empresas em responsabilidade social e empresarial. Essa ferramenta possibilita às pessoas saber que empresas valorizar no ato da compra.

Outro instrumento do portal é a Biblioteca Akatu, na qual encontra-se o maior arquivo de documentação sobre consumo consciente. As informações estão divididas em três temas: Sustentabilidade Social e Ambiental; Produtos e Serviços e Responsabilidade Social Empresarial.

Já os Indicadores de Consumo Consciente permitem ao consumidor realizar uma auto-avaliação a fim de que conheça o seu nível de consciência no consumo, podendo aprender e evoluir. “Indivíduos podem participar ativamente dessa área, criando suas comunidades e gerando informação importante para análises no futuro, seja para uso pessoal, de sua comunidade ou para estudiosos do tema do consumo. Também podem comentar a performance das empresas que respondem à Escala Akatu”, explica Márcia Régis.

Assim, o Centro de Referência pelo Consumo Consciente pretende se firmar como um espaço de comunicação entre empresas e seus consumidores, permitindo às empresas exporem suas práticas de responsabilidade social e aos consumidores criticarem ou elogiarem suas ações. “Além de servir para a empresa diferenciar-se junto aos consumidores pela exposição de suas práticas responsáveis, o uso do sistema online, que divulga a Escala Akatu, permite à empresa captar a percepção dos consumidores sobre suas ações, interagindo com eles”, informa Márcia.

Além disso, o portal realiza um serviço de divulgação e promoção de informações importantes para quem quer transformar seu ato de consumo numa ação de cidadania. Acima de tudo, valoriza a ação cidadã de cada indivíduo, acreditando que pequenos gestos podem gerar efeitos positivos e grandiosos se levados à prática coletiva.

Lançado no dia 26 de abril, o Centro já conta com mais de cem visitantes diários e 20 empresas pré-cadastradas, além das 90 já inscritas.


Joana Moscatelli

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