Você está aqui

Conexões-modelo

Autor original: Fausto Rêgo

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor






Conexões Modelo
Divulgação

Tiflolibros é uma biblioteca virtual gratuita para deficientes visuais organizada por um grupo de cegos de Buenos Aires, capital argentina. Seu acervo reúne mais de oito mil livros digitalizados, trabalho que era feito por voluntários. Isso até 2003, quando foi possível obter recursos para a contratação de duas pessoas que hoje realizam as tarefas.

No Peru, por sua vez, a Asociación Especializada para el Desarrollo Sostenible (Aedes) mantém o projeto Tecnologias da Informação e Comunicação como Instrumentos do Desenvolvimento Sustentável na Bacia do Cotahuasi, que utiliza a internet como meio para facilitar a execução de planos de desenvolvimento e Agendas 21 locais. Há dois anos, a iniciativa ganhou um novo impulso com a possibilidade de investir na capacitação da equipe.

Os recursos para a contratação dos funcionários da Tiflolibros e para as atividades de capacitação da ONG peruana têm a mesma origem: o financiamento oferecido pela Associação para o Progresso das Comunicações (APC) aos vencedores do Prêmio Betinho, que está lançando sua quarta edição, mais uma vez beneficiando iniciativas que façam uso da internet ou de outras tecnologias de informação e comunicação (TICs) para obter os resultados almejados. O tema deste ano é "Projetos de conectividade comunitários para o desenvolvimento econômico, na América Latina e Caribe".

Segundo Vanessa Purper, coordenadora de Logística e Eventos da APC, a expectativa é que o número de candidatos supere o da edição passada. "Em 2003 tivemos mais de 140 inscrições e neste ano esperamos que o número seja ainda maior", diz ela. "O Prêmio Betinho é um dos únicos prêmios internacionais que aceitam inscrições em espanhol, português e inglês. Além disso, independentemente do idioma original da inscrição, os projetos finalistas são traduzidos para as três línguas oficiais do Prêmio e ficam disponíveis no site da APC", aponta.

O Prêmio Betinho foi lançado no ano 2000, marcando o 10º aniversário da APC, com o objetivo de divulgar e promover iniciativas que estivessem sintonizadas com os valores da organização, tais como projetos nascidos nas comunidades, gerenciados por elas e voltados para elas. O nome escolhido foi uma homenagem ao sociólogo brasileiro Herbert de Souza.

Nesta quarta edição, o prêmio será de US$ 7.500, podendo ser repartido entre três projetos vencedores – tal como ocorreu há dois anos, quando, além das iniciativas citadas acima, foi contemplada a Rede de Informação Indígena, do México. Embora o valor talvez não seja tão expressivo, os resultados gerados para as iniciativas inscritas acabam representando benefícios indiretos. "A maior parte dos projetos diz que a visibilidade ganha durante o prêmio amplia redes de contatos e faz com que novas oportunidades de parceria aconteçam", conta Vanessa.

Resposta positiva

Para a APC, as TICs são fundamentais para os processos de inclusão na América Latina e ao redor do globo. "São inúmeras as possibilidades que podem surgir do uso estratégico desse potencial", observa Vanessa. Segundo ela, a internet é uma ferramenta essencial desses processos e deve ser acessível a todos, independentemente de classe, religião e raça. "O Prêmio Betinho é uma forma de encorajar as comunidades a continuarem lutando pelo seu direito à informação", diz.

Em todas as edições da premiação, é realizado um acompanhamento periódico do andamento dos projetos finalistas. Seus representantes são convidados a responder um questionário sobre os benefícios gerados pela iniciativa. Por esse parâmetro é possível afirmar que a repercussão entre as organizações e redes envolvidas tem sido bastante positiva – em termos de reconhecimento e credibilidade dos projetos, impacto na comunidade, motivação das equipes e divulgação.

O Prêmio Betinho serve ainda como uma vitrine para outros trabalhos que façam uso das TICs na região, os quais podem observar iniciativas semelhantes e tirar lições. Daí a importância de que o projeto esteja bem documentado, o que é um dos critérios de seleção. A escolha dos vencedores vai considerar também se o projeto oferece ou utiliza tecnologia disponível com apoio local e se demonstra compreender a relação entre a tecnologia e as necessidades da comunidade. Além disso, pontos extras serão conferidos aos que utilizarem preferencialmente software livre e de código-fonte aberto, bem como para aqueles que façam uso de recursos naturais, como energia solar e eólica.

A participação é aberta a organizações da sociedade civil, grupos baseados em comunidades, redes e movimentos sociais da América Latina e do Caribe. A APC tem interesse em projetos que apresentem uma contribuição econômica positiva para suas comunidades e façam uso sustentável da tecnologia.

O prazo para inscrições termina no dia 16 de outubro. Mais informações em www.apc.org/portugues/betinho ou pelo correio eletrônico betinho@apc.org.

Fausto Rêgo

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer