Você está aqui

Documentação e comunicação contra o HIV/aids

Autor original: Italo Nogueira

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

A Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), com o objetivo de incentivar a troca de informações entre as ONGs que trabalham no combate à aids, lançou o "Manual de ferramentas para o apoio a ONGs/OSC – Documentação e comunicação no trabalho com HIV/aids". A publicação auxilia a tornar a coleta e a divulgação das informações uma prática cotidiana das entidades.

O manual é uma tradução adaptada do trabalho da International HIV/Aids Alliance, produzido com base na atuação da entidade e validado em Zâmbia, Filipinas e Uganda. Além da tradução em português, feita pela Abia, o livro também foi publicado em espanhol. No Brasil, a publicação foi testada por ONGs parceiras em uma oficina no ano passado, no Rio de Janeiro (RJ). “Mesmo assim, sabemos que poderão surgir algumas questões de adaptação para a realidade local de cada ONG ou município”, aponta o manual em sua introdução.

Dividido em cinco seções, o livro indica atividades para a elaboração de uma prática de documentação e comunicação dentro das ONGs. De acordo com Juan Carlos Raxach, assessor de projetos da Abia, algumas instituições têm o hábito de divulgar seus trabalhos, porém de forma muito esporádica.

“Falta muita comunicação entre as ONGs. Assim, às vezes elas acabam fazendo a mesma coisa”, explica Juan Carlos. A intenção é tornar estas práticas sistemáticas nas organizações, intensificando a troca de informações. Raxach aponta para a importância de unir as entidades voltadas para o HIV/aids, integrar as ações e divulgar para o público suas iniciativas.

A primeira seção do manual explica a importância da comunicação e documentação dos trabalhos das ONGs e serve como base para a elaboração do sistema da organização. As duas seguintes se complementam, abordando o planejamento e diretrizes para a sistematização de coleta e divulgação de dados. A quarta seção do manual enfoca as habilidades necessárias para que a documentação e a comunicação sejam feitas com qualidade, abordando assuntos como linguagem, fotografia, entre outros recursos. A quinta e última seção é feita por cartões informativos que auxiliam na confecção de 12 produtos diferentes, como boletins, vídeos, entre outros.

Os interessados em adquirir o manual podem entrar em contato com a Abia pelo telefone (21) 2223-1040 ou por meio correio eletrônico cedoc@abiaids.org.br. A responsável por fornecer as informações é Aline Lopes. A publicação também está disponível em www.aidsalliance.org/apoioONG, contendo traduções em português e espanhol.


Italo Nogueira

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer