Você está aqui

Acesso ilimitado

Autor original: Mariana Hansen

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

“A democratização da sociedade do futuro passa pela possibilidade de os vários setores da população terem acesso às tecnologias da informação e pela capacidade de utilizarem tais tecnologias”. Partindo desta prerrogativa, o III Seminário, II Oficina e II Mostra Acessibilidade, Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (Atiid 2005), a ser realizado em São Paulo (SP), nos dias 5 e 6 de setembro, dá atenção especial à inclusão das pessoas com deficiência, por acreditar ser um aspecto estratégico da evolução para uma sociedade onde todos deverão participar de acordo com suas características próprias.

Hoje em sua terceira edição, o Atiid surgiu da constatação de que nem todos os projetos levam em conta as características físicas, cognitivas, culturais e econômicas dos usuários ou do ambiente, revela a coordenadora geral do evento, Ana Isabel Paraguay. “Como ergonomista, deparei-me, no início da década de 90, participando das primeiras reuniões e revisões de normas de acessibilidade da ABNT e com o desafio de pensar e propor parâmetros para edificações, mobiliário urbano e transportes públicos. As pessoas com deficiência recolocam requisitos de projeto específicos, que precisam ser conhecidos e atendidos se construirmos produtos ou planejarmos serviços e tecnologia para todos”, conta.

O evento, organizado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, está aberto a profissionais de serviços, ensino e pesquisa, desenvolvedores, usuários ou administradores envolvidos com tecnologia da informação para a acessibilidade e inclusão digital. Seus objetivos são contribuir para a divulgação, adoção e avaliação de políticas e programas de integração, incentivar e divulgar o desenvolvimento de tecnologias, produtos, sistemas e serviços em sintonia com concepção e projeto centrados no usuário e para a maioria da população. Esse conceito é conhecido como design universal.

O Atiid 2005 foi estruturado em três atividades paralelas: o seminário, as oficinas e a mostra. O seminário será constituído por apresentação de trabalhos em painéis ou mesas-redondas sobre os seguintes temas: "Setor público – política, programas, ações e resultados"; "Universidade – política, programas, ações e resultados"; "Sociedade civil organizada – práticas bem sucedidas" e "Soluções técnicas consolidadas". As oficinas serão desenvolvidas no formato de minicursos de 4 horas, cada um. E na mostra serão exibidos produtos e serviços selecionados, voltados para pessoas com deficiência, idosos ou excluídos social ou economicamente, com foco em tecnologia de informação e comunicação (TIC) e design universal.

Dentro dos desdobramentos esperados do Atiid 2005 está uma publicação online e em CD com todos os trabalhos da três edições do evento e a distribuição do históricos de cada uma em CD para todas as bibliotecas universitárias públicas do estado de São Paulo. As expectativas também são de consolidar a trajetória, o escopo e os objetivos do evento, fazendo com que mais profissionais, usuários e atores sociais conheçam os recursos das TICs para promover a inclusão de todos na sociedade de informação, além de agregar mais parceiros.

“Iniciativas como os eventos Atiid, felizmente, não estão isoladas e, embora pequenas, são inúmeras, eficientes e eficazes. De modo geral acredito que todas estas iniciativas estão em um contexto nacional e internacional de responsabilidade social e ambiental, da normalização [de produtos, serviços, processos], de planejar e pensar os recursos existentes para todos. Neste sentido, a própria legislação do Brasil tem sido forte indutora de iniciativas, resultados e competências sobre acessibilidade, direitos, deveres do Estado para com a população, seja em saúde, educação, transporte, trabalho ou previdência”, conclui Ana Isabel.

Os formulários de inscrição para o evento, assim como outras informações, estão disponíveis em www.fsp.usp.br/acessibilidade/ATIID2005.htm. Dúvidas sobre o Atiid 2005 podem ser tiradas pelo correio eletrônico acessibilidade@fsp.usp.br ou por fax, nos seguintes números: (11) 3066-7732 e (11) 3066-7709.

Mariana Hansen

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer