Você está aqui

Compromisso com os Objetivos do Milênio

Autor original: Mariana Loiola

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor






Compromisso com os Objetivos do Milênio


Para estimular ações e projetos que ajudem o país a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o Prêmio ODM Brasil vai destacar práticas voltadas para um ou mais desses objetivos. A iniciativa é do governo federal, em parceria com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. As inscrições podem ser feitas até 7 de outubro.

“O prêmio quer incentivar, reconhecer, valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuam para os compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, afirma Rogério Sottili, coordenador do grupo de trabalho de execução do Prêmio ODM Brasil e assessor especial de Luiz Dulci, ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República.

Estão entre os critérios e fatores de avaliação para o prêmio: contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio; ter caráter inovador e criativo; possibilidade de ser usado como referência para outras ações similares; perspectiva de continuidade e/ou replicabilidade; integração com outras políticas; impacto na comunidade/sociedade; capacidade de mobilização e envolvimento da comunidade; existência de parcerias; manutenção da qualidade nos serviços prestados.

“O projeto deve estar voltado para algum dos ODMs e a metodologia deve estar baseada na construção da cidadania”, reforça Rogério Sottili.

O prêmio está dividido em três categorias: Governos Municipais, Organizações (organizações públicas ou privadas, com e sem fins lucrativos) e Destaques (individuais ou coletivos). A indicação dos candidatos a esta última categoria pode ser feita por entidades, associações, redes ou movimentos.

As instituições poderão inscrever uma ou mais práticas para cada um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Nas inscrições deverão ser apresentados os dados numéricos e outras informações que comprovem a contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

No total, serão selecionados 24 finalistas. A primeira fase da seleção ficará sob a responsabilidade de um comitê técnico de especialistas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Esse comitê fará a seleção de até 16 finalistas a partir das informações contidas nas fichas de inscrição, de informações complementares e pesquisas realizadas, inclusive de campo. A fase final de seleção será realizada por um júri especial que selecionará até oito práticas referentes a qualquer um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

As práticas premiadas receberão prêmios simbólicos e certificados que comprovem sua contribuição para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Todos os finalistas receberão também certificados de participação.

Rogério Sottili destaca que a iniciativa do governo é resultado do trabalho de persuasão de diversas organizações. “Após o encontro da ONU, em 2000, que estabeleceu metas até 2015, o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, o Pnud e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) tiveram a idéia de criar um evento para estimular a participação da sociedade nos ODMs e passaram a incitar o governo”, conta Sottili.

A entrega dos prêmios se dará em uma solenidade a ser realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença do presidente da República, em 15 de dezembro de 2005.

As inscrições podem ser feitas por correio ou pela internet. Ficha de inscrição e informações complementares estão disponíveis em www.odmbrasil.org.br.

Mariana Loiola

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer