Você está aqui

Uma criança morre por minuto em decorrência da Aids, diz Unicef

Autor original: Marcelo Medeiros

Seção original:

A cada minuto uma criança morre em algum lugar do mundo em decorrência da Aids. A conta foi feita pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e divulgada ontem (26/10) com objetivo de sensibilizar governos a tomarem mais medidas para diminuir a quantidade de vítimas da doença.

”Para jovens dos países mais afetados, onde a expectativa de vida caiu de 60 para 30 anos, chegar aos 18 anos pode significar chegar à sua meia-idade”, lamentou o chefe da Unicef Ann Veneman. O órgão estima que 15 milhões de crianças perderam os pais por causa da Aids no mundo.

A Organização das Nações Unidas (ONU) vai começar uma campanha para fazer com que mais mulheres grávidas tenham acesso a serviços de saúde que evitem a transmissão do HIV para os bebês. A intenção é que, em 2010, 80% das mulheres que precisem de cuidados especiais possam fazer tratamento. Hoje apenas 10% delas conseguem se tratar. A iniciativa também pretende diminuir pela metade a quantidade de crianças mortas em decorrência da Aids antes de um ano de idade. Atualmente, das 600 mil que nascem com o vírus, 500 mil não chegam a completar 365 dias de vida.

”Com uma simples de dose de Co-trimoxazole, que custa US$ 10 por ano, podemos aumentar a expectativa de cheguem a um ano em 15%”, afirmou Peter McDermott, chefe da divisão de HIV/Aids do Unicef.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer