Você está aqui

Trama social

Autor original: Luísa Gockel

Seção original: Novidades do Terceiro Setor






Trama social


A Care Brasil, em parceria com universidades e organizações do Piauí, está lançando o projeto Teia Jovem, no litoral do estado. Com o objetivo de incentivar o protagonismo juvenil, a organização prevê o desenvolvimento de várias ações voltadas para a disseminação de tecnologias e metodologias sociais e para combater a desarticulação dos grupos jovens.

A iniciativa nasceu depois de uma expedição proporcionada pela Care que levou jovens para conhecer projetos sociais desenvolvidos no Ceará. A conseqüência disso foi a formação de um movimento de jovens dos municípios de Cajueiro da Praia, Luís Correia, Ilha Grande e Parnaíba no sentido de idealizar um projeto visando ao desenvolvimento sustentável da região.

De acordo com o coordenador do Programa Piauí da Care, João Martins, o projeto foi elaborado pelos próprios jovens. “As pessoas que participaram da Expedição Saber, no ano passado, voltaram cheias de idéias sobre o trabalho em rede e quiseram aplicar o que viram na sua localidade”, explica.

Ana Cláudia Ferreira, de 21 anos, é uma dessas pessoas. “Pensamos em várias iniciativas que poderiam melhorar a vida das comunidades do litoral do Piauí. Um delas resultou na idealização de uma incubadora com o objetivo de melhorar alguns produtos que temos”, diz Ana Cláudia. Em parceria com a Universidade Federal do Piauí, a incubadora vai comercializar produtos com uma marca com o desenho de um peixe-boi, animal típico da região. Além disso, Ana Cláudia explica que será criado o Centro de Integração das Juventudes, que vai centralizar as informações do programa.

Ryck Araújo, de 19 anos, também participa do Teia Jovem e ressalta a importância do projeto para combater a desarticulação dos jovens da região, que tem um dos mais baixos Índice de Desenvolvimento Humanos (IDH) do país. Ryck, que é ator, está ajudando os jovens a produzir documentários nos municípios participantes. “Cada cidade fez a sua proposta. O objetivo era fazer um resgate histórico da identidade de cada lugar. A população não conhece a sua própria história e se baseia em valores que vêm de fora”, afirma.

Rick faz parte da coordenação dos Encontros das Juventudes do Delta, que tem o objetivo de despertar nos jovens a vontade de se conhecer, valorizar a sua realidade e a cultura local. Os encontros, que acontecem entre os dias 10 e 13 de novembro, servirão de subsídio para a organização de um evento anual.

“Vamos passar um dia em cada um dos quatro municípios que participam dessa fase inicial do projeto, discutindo com os jovens as questões principais do projeto para que não sejam apenas o público-alvo, mas também parceiros”, diz o coordenador. Segundo ele, cerca de 80 jovens já estão envolvidos na implementação do Teia Jovem. A idéia é expandir a iniciativa para mais 10 municípios daqui a um ano e meio.

O projeto prevê ainda a criação de uma rede de cursinhos pré-vestibulares que atenda os jovens dos quatro municípios envolvidos. Os cursinhos serão coordenados pelas universidades federal e estadual do Piauí.

Luísa Gockel

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer