Autor original: Mariana Hansen
Seção original:
Em carta aberta, disponível em www.torturanuncamais-rj.org.br, o Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro afirma que nenhum dos governos federais pós-ditadura militar, especialmente o atual, se dispôs de fato a esclarecer as circunstâncias dos seqüestros, prisões, torturas, assassinatos e desaparecimentos dos opositores políticos que lutaram contra o regime militar.
O documento trata ainda da lei nº 9.140/95, assinada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que reconhece a responsabilidade da União nos crimes da ditadura. A entidade considera a lei limitada e perversa, por colocar o ônus das provas nas mãos dos familiares.
Também é reivindicada a abertura dos arquivos do período da ditadura militar, para que a sociedade tenha acesso a informações da época e se possa fazer justiça, assim como a participação de membros da sociedade civil na Comissão Interministerial criada pelo atual governo para tratar do assunto e a criação de um Banco de Dados de DNA dos familiares dos mortos e desaparecidos políticos.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer