Autor original: Mariana Hansen
Seção original:
Em relatório lançado hoje (25), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) informou que 46 países fracassaram na tentativa de cumprir com o objetivo de alcançar igualdade de acesso à educação entre meninos e meninas até o final desse ano. A publicação “Avanços e perspectivas de gênero na educação”, conhecida também como “Informe GAP”, refere-se especificamente aos desequilíbrios permanentes entre a matrícula escolar primária de meninos e meninas.
Segundo o Unicef, 115 milhões de crianças, em sua maioria meninas, ainda não recebem educação primária. Já no Brasil, o problema é inverso: 690 mil meninas e 805 mil meninos estão fora da escola. Dos 180 países onde existem dados disponíveis, 125 – dos quais 91 são países em desenvolvimento e 34 países industrializados – estão a caminho de conquistar o objetivo da paridade entre os gêneros e de alcançar a meta para que, ao final de 2005, o número de meninas nas escolas seja igual ao número de meninos.
A paridade entre os gêneros na educação primária e secundária para 2005 e para todos os níveis de educação até 2015 é a meta principal do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio de número 3, dedicado à promoção da igualdade entre os gêneros e à autonomia da mulher. Alcançar essa meta é também um requisito prévio para a conquista da educação primária universal em 2015.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer