Autor original: Mariana Hansen
Seção original: Os mais interessantes e ativos projetos do Terceiro Setor
![]() Divulgação | ![]() |
Em 2004, o Programa Petrobrás Ambiental lançou edital para patrocinar projetos do terceiro setor que estivessem relacionados ao abrangente tema “Água”. Ao todo foram apresentados 1681 projetos, sendo selecionados apenas 30. Dentre os escolhidos estava o projeto Amigos da Água, desenvolvido pela Associação Amigos do Futuro, em Brasília (DF).
A inicitiva visa a conscientização e a mobilização da sociedade para o uso racional da água e a preservação de seus mananciais. Segundo sua coordenadora, Rejane Pieratti, o projeto tem três objetivos principais: a construção do Espaço Água no Jardim Zoológico de Brasília; a capacitação de professores e multiplicadores e a promoção de encontros mensais da Campanha de Conscientização Amigos da Água. “A idéia é conscientizar a população para o consumo consciente da água”, explica Rejane.
O primeiro dos objetivos já foi atingido, com o Espaço Água tendo sido aberto ao público no dia 16 de novembro. Ele funciona como um grande centro de educação ambiental, voltado totalmente para as questões da água. No Espaço são apresentadas e disseminadas boas práticas para redução do desperdício e o reuso da água, além de estar formando novos multiplicadores da auto-sustentabilidade. O Espaço conta com biblioteca, sala de pesquisa e auditório, além de hospedar exposições, que mudam a cada dois meses. Rejane explica que as visitas das escolas ao Espaço são feitas através de um esquema de agendamento e podem acontecer em todos os dias da semana.
Outro objetivo do projeto, a capacitação de professores e multiplicadores também teve sua primeira fase completa. Segundo Rejane, “na primeira etapa foram capacitados mais ou menos 120 professores. Ao todo serão treinados 500 professores da rede pública, em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal”. A segunda etapa de treinamento acontecerá em fevereiro de 2006, durante a Semana Pedagógica do DF.
O material de capacitação dos multiplicadores foi fornecido pelo projeto Amigo da Água, desenvolvido em Belo Horizonte pelos Irmãos Maristas. De acordo com Rejane, eles só reaplicaram uma tecnologia que já havia se mostrado eficaz e foi legitimada com isso. “Temos que ajudar uns aos outros. Não existe concorrência quando se tem um objetivo comum”, conclui.
Junto com a capacitação foi lançado o prêmio Amigo da Água. “A intenção da premiação é mobilizar os professores capacitados. Eles formam as ‘Quadrilhas Ambientais’, com cinco a dez alunos, que têm tarefas a cumprir, valendo pontos que servirão para ganhar o prêmio final”, explica Rejane. A iniciativa pretende mobilizar, além dos participantes, outros atores sociais para a discussão acerca dos recursos hídricos, assim como formar grupos gestores da água em escolas da cidade.
O último objetivo do projeto envolve a campanha Amigos da Água, voltada para toda a população do Distrito Federal, a fim de mobilizar a sensibilizar a sociedade para o consumo racional da água e para a importância da preservação dos mananciais da região que abastecem a cidade. A campanha promoverá encontros mensais, no Espaço Água, sempre no segundo domingo do mês. Cada encontro contará com uma atração diferente, envolvendo música, teatro, palestras, oficinas, vídeos, sem falar nas brincadeiras e na distribuição de brindes para os participantes.
Ainda dentro das metas da campanha foi produzida uma cartilha voltada para o público infantil. “Ser um amigo da água é...” traz os personagens Kiko, mascote dos Amigos do Futuro, e Tibum, que ensinam noções básicas sobre os recursos hídricos disponíveis no mundo, inclusive no corpo humano, assim como as formas de consumo consciente da água.
O projeto, que a princípio teria duração de apenas dois anos, tem planos de durar por muito tempo, já que a concessão do Espaço Água, no Zôo de Brasília, é de 20 anos e pode ser renovada. O retorno da população tem sido cada vez melhor e Rejane acredita que o auge do projeto se dará em junho do ano que vem, na época das comemorações do Dia do Meio Ambiente. “Com o tempo vai acontecer o boca-a-boca. E em junho as pessoas já estarão conhecendo o projeto”, acredita. Ainda segundo ela, já foram feitas propostas de levar a iniciativa para outros lugares. “Bons projetos de tecnologia social têm que ser replicados mesmo. Nós estamos abertos para isso”, conclui.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer